Louvor Aliança e Ministério Kades participam da 8ª Festa do Queijo

Louvor Aliança e Ministério Kades participam da 8ª Festa do Queijo

Atualizado: Quarta-feira, 12 Maio de 2010 as 4:31

As bandas Ministério Kades e Louvor Aliança estão entre as participações da 8ª Festa do Queijo, que começa nesta quinta-feira, 13, e prossegue até domingo, 16, em Curvelândia-MT.

O evento atrai milhares de pessoas todos os anos pra ver de perto o maior queijo frescal do mundo. Segundo o prefeito da cidade, Lair Ferreira, a Festa do Queijo incentiva o turismo rural e a agregação de valor aos produtos da agricultura familiar.

"Todo o leite utilizado na produção do queijo é comprado de produtores da própria cidade. Dessa forma incentivamos a produção e valorizamos os pequenos produtores", afirma. Em 2008 a prefeitura solicitou a presença de técnicos do Ranking Brasil que confirmaram que o queijo frescal produzido durante a festa era o maior já produzido no mundo. "Este tipo de queijo, frescal, é tipicamente brasileiro, começou a ser fabricado em Minas Gerais e só é produzido em países que, como o Brasil, têm clima tropical" explica o prefeito.

Os técnicos acompanharam todo o processo de produção e quando o queijo ficou pronto, mediram, pesaram e tiraram fotos para constarem no Ranking Brasil. No ano passado não houve registro da fabricação de um queijo frescal maior do que o feito em Curvelândia. De acordo com o prefeito, em 2009 foram gastos sete mil litros de leite e foi produzido um queijo de 750 quilos.

"Para este ano a expectativa é utilizar cerca de nove mil litros de leite e produzir um queijo que pese de 800 a 1.000 quilos", destaca. Lair explica que o peso do queijo varia de acordo com o clima do dia. Segundo ele, se a temperatura subir muito, o queijo elimina uma quantidade maior de soro e com isso, pesa menos. O queijo frescal de Curvelândia é produzido numa forma de 1,5m de diâmetro, no terceiro dia da festa. Depois de pronto é levado para uma câmara fria. No dia seguinte é transportado para o local do evento onde é saboreado por toda população. No ano passado cerca de cinco mil pessoas degustaram o maior queijo frescal do mundo.

Para mais informações sobre o evento, CLIQUE AQUI .

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também