Marcha Sustentável: Guarulhos caminha para Jesus e recicla o lixo

Marcha Sustentável: Guarulhos caminha para Jesus e recicla o lixo

Atualizado: Segunda-feira, 15 Agosto de 2011 as 12:10

Uma multidão com cerca de 120 mil pessoas é esperada para a oitava edição da Marcha para Jesus de Guarulhos, no próximo dia 27 de agosto (sábado), a partir das 13 horas. Dentre os grupos que participarão da caminhada, o Ministério O2 Church, da Igreja Renascer em Cristo, de Guarulhos, promete fazer a diferença.

Cerca de 150 voluntários recolherão todo o lixo reciclável produzido ao longo dos quatro quilômetros de percurso da Marcha, para encaminhar às cooperativas que fazem a coleta seletiva na cidade. Além de estudar a Palavra de Deus, o O2 Church também busca conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente e torná-las defensoras e atuantes no espaço onde vivem. “Estamos felizes por ser a primeira Marcha a executar um projeto como esse. Nossa intenção é levar a ação para outras Marchas, para que a cidade não fique suja após o término do evento”, declara a líder do ministério, pastora Cris Juliari. Ela destaca ainda que alguns trios elétricos estarão enfeitados com garrafas pet.

Os participantes da caminhada evangélica também poderão colaborar, descartando o lixo nos locais corretos e não jogá-lo nas vias públicas. Ao longo do trajeto e na concentração haverá lixeiras de coleta seletiva, bem como faixas de orientação, para facilitar o reaproveitamento dos materiais.

A coleta seletiva e a reciclagem de lixo são iniciativas importantes para o meio ambiente. Por meio delas é possível recuperar matérias-primas e conter a lotação nos aterros sanitários. Fazendo isto, reduz-se os gastos com a gestão dos resíduos. O projeto tem o apoio da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Guarulhos, do movimento Limpa Brasil, da ONG Ecoficina e da Cooperativa dos Catadores de Resíduos de Guarulhos.

A Marcha

A concentração da Marcha será na Avenida Paulo Faccini, a partir das 13h. O percurso seguirá em direção à Avenida Transguarulhense, no Parque Continental, onde estará montado o palco central para a apresentação de cantores e grupos renomados do meio gospel, como Renascer Praise, André Valadão, Fernandinho, Lázaro, Cassiane, Thalles Roberto, Ao Cubo, Marcelo Aguiar, Kleber Lucas, Talita Pagliarin, Waguinho, Gerson Ortega e Jéssica Sena. O evento é uma realização do Conselho das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil (CIEAB), Conselho de Ministros Evangélicos de Guarulhos (COMEG) e das Igrejas Batistas de Guarulhos, e conta com o apoio da revista Exibir Gospel, Prefeitura de Guarulhos e da Rádio Gospel 90.1 FM.

Carro zero-quilômetro será sorteado

A grande novidade da oitava edição da Marcha para Jesus de Guarulhos é o sorteio de um carro zero-quilômetro, modelo Celta. No site www.marchaparajesusguarulhos.com.br estão todas as informações, inclusive o regulamento da promoção. Após o preenchimento do cupom on-line, o internauta receberá a ficha preenchida no e-mail cadastrado. Ela deverá ser impressa e entregue em um dos postos divulgados no site ou no dia da Marcha, mediante a entrega de um quilo de alimento ou brinquedo.

Mutirão da cidadania e solidariedade

Por meio de uma parceria com a Prefeitura de Guarulhos, vários serviços de saúde, bem-estar e cidadania estarão à disposição do público durante a Marcha para Jesus. Haverá também os postos para doação de agasalhos e brinquedos, do Fundo Social de Solidariedade. Mais de 100 voluntários atenderão os participantes da Marcha. Serão oferecidos serviços, como corte de cabelo, teste de glicemia, teste de diabetes, aferição de pressão arterial, atendimento do Procon, atendimento jurídico, manicure e pedicure, atendimento pastoral e psicológico, recolhimento de agasalhos, espaço kids para recreação das crianças e informações de saúde e combate à dengue.

veja também