Mega vigília na Bahia reúne 2.400 jovens adventistas

Mega vigília na Bahia reúne 2.400 jovens adventistas

Atualizado: Segunda-feira, 27 Junho de 2011 as 10:04

A igreja das Faculdades Adventistas da Bahia (IAENE) ficou pequena na noite do último dia 18 de junho. Mais de 2400 jovens estiveram reunidos para mais uma Mega Vigília, realizada pelo Ministério Jovem da Associação Bahia, território que abrange Salvador e Região Metropolitana. O evento contou com a participação musical do Ministério de Louvor Partilhando Jesus, que regeu o coral da congregação durante todo o programa, Daniel Cruz, Márcia Layane, Marcos Maraial (ex-cantor e compositor da banda Calypso) e o Quarteto Communion.

Uma grande estrutura foi montada para receber os 40 ônibus trazendo as caravanas, onde cerca de 100 pessoas trabalharam para manter o bom nível da programação, envolvendo 35 coordenadores distritais, seis regionais, além da direção do Ministério Jovem e colaboradores. Jucimary Borges, membro da igreja de Fazenda Grande do Retiro, comentou que aguardou que ansiosamente a vigília 2011 e desejava que pudesse crescer espiritualmente com tudo que seria proferido. Da mesma forma afirmou o pastor distrital de Águas Claras, Ildemar Silva: “espero que as caravanas estejam motivadas e a juventude esteja mais próxima de Deus, para termos jovens espirituais e interessados em cumprir o propósito de Deus”.

  Baseado no tema “Anoiteceu... vamos voltar?”, mensagens inspiradoras preencheram o evento, ministradas pelos palestrantes Edmar Dornelas e Angelo Bernardes, além do pastor Enilson Pedreira, líder de jovens da Associação Bahia e organizador do evento, e os cantores convidados, que compartilharam seu testemunho de vida e mostraram como Deus os resgatou, usando-os agora para o Seu trabalho. Cerca de duas horas foram utilizadas para momentos de oração, organizados pelo pastor Florisberto Gomes, líder de Evangelismo da Associação Bahia, e após as oito horas de conexão com Deus o pastor Enilson encerrou a programação com uma mensagem reflexiva que impactou a juventude presente. “Nós percebemos que os jovens saíram mais comprometidos com Deus e viverão daqui para frente mais próximos dEle. Este era o objetivo da vigília: levar os mais de 2400 que participaram a aceitar o desafio dos ‘100 Dias de Poder Jovem’”, afirmou o líder do Ministério JA.

Complementando o que foi citado pelo organizador, Tiago Santos, membro da igreja de Castelo Branco, declarou que após ter visto o testemunho do Marcos Maraial ficou mais desperto em relação às suas atividades: “eu não sou artista, mas de maneira indireta estou ligado a isso. Conforme o que ele disse em relação a esse mundo, vi que agora mais do que nunca tenho que estar sempre buscando a Deus pra que nem meu trabalho nem meus estudos me influenciem para que eu abandone o meu Deus. Pelo contrário, que eu possa influenciar as pessoas que me rodeiam pra que elas venham a sentir vontade de conhecê-Lo”, pontuou, satisfeito com a vigília.

Durante a programação foi lançado o desafio “100 dias de Poder Jovem”, missão proposta pela liderança para que os jovens permaneçam mais ligados a Deus durante esse período e consiste em se abster das atividades inúteis do cotidiano, preenchendo o tempo com atividades espirituais. Cada presente recebeu uma tabela com atividades como “orei ao levantar”, “li a bíblia hoje” e “fiz meu exame de consciência” para ser marcado positiva ou negativamente. Ao final dos 100 dias – que culmina em setembro, mês do Jovem Adventista – será condecorado com um pin personalizado pela participação no projeto.

Um dos convidados mais esperados do programa foi o Quarteto Communion, que após passar o sábado envolvido em uma programação na cidade de Americana-SP, participou da vigília no IAENE, louvando a Deus com a congregação, além de compartilhar o seu testemunho. Após a ministração e os louvores, o quarteto concedeu-nos uma entrevista:

  O tema da vigília foi criado em relação ao projeto anual da igreja “Reavivamento e Reforma”. Baseado no testemunho de vocês, como acham que a juventude adventista pode cumprir esse propósito?

Eu acredito que tudo que acontece na nossa vida vem através de Deus, nada é por acaso. Nós já cantávamos na igreja e Deus permitiu que nós passássemos essa experiência afastados da igreja... não que ele quisesse, mas acho que ele permitiu para que futuramente isso pudesse nos fortalecer e hoje usa isso pra fazer um reavivamento em nossa vida. Você tem que usar as experiências da sua vida para ter um crescimento como pessoa e principalmente no campo espiritual. Estamos em uma fase que a igreja está passando por um reavivamento, uma reforma muito grande. Isso é profecia e é o poder de Deus se cumprindo na vida das pessoas, assim como foi na nossa. Espero que as pessoas usem o nosso testemunho como exemplo... nós caímos pela música, mas em outros casos pode ser uma paixão, faculdade ou um trabalho que conceda boa condição financeira, mas o que Deus tem preparado pra nós é maior do que qualquer propósito.

Existem várias paixões e atividades que podem nos afastar de Deus. Como podemos conciliar o que temos aptidão ou gostamos de fazer com os princípios bíblicos?

A primeira coisa é oração. Com o joelho no chão a nossa vida fica muito mais forte ao lado de Deus. Hoje tem muita coisa pra fazer, muitas áreas para atuação, mas é bom você escolher algo que não te comprometa com Deus. Pra não cair, a única certeza é que devemos buscar a Deus todo o tempo. De nós mesmos não conseguimos, mas se buscarmos a Deus, ele nos capacita e abençoa para que fiquemos firmes nos caminhos dEle.

Durante os cinco anos que vocês cantaram no meio secular, gozaram de vários prazeres. Hoje, ao lado de Cristo, goza de prazeres maravilhosos também. De fato, os prazeres seculares são superados pela satisfação de ter Cristo no centro?

Eu falo isso com certeza! Lembro que quando comecei a me afastar da igreja aparentemente tudo era novo e gostoso, nunca tinha ido pra festas no sábado... coisas que aparentemente eram boas. Só que passados dois anos, colocava a cabeça no travesseiro e não tinha paz. Por isso eu tenho certeza que os prazeres ao lado de Deus são completos. Porque os prazeres mundanos são ilusórios. O inimigo nos apresenta coisas bonitas, boas, divertidas... mas no final não é nada daquilo. Ao lado de Deus eles são completos e eternos.

Deixem uma mensagem de motivação para a juventude adventista baiana e nos convença porque vale a pena perseverar nos caminhos de Deus.

Nós estamos nesse mundo só de passagem. Estamos aqui buscando um mundo melhor pra viver, que Deus preparou para nós. Tem que perseverar, orar, buscar sempre a Deus, porque no final a recompensa é maravilhosa. Temos um céu maravilhoso preparado para nós que não conseguimos nem imaginar. Caindo no mundo você vai perder a alegria, o brilho que temos no olhar, o brilho que só o cristão tem no rosto. Longe de Deus podemos até ter alegrias, mas passageiras. Continuando ao lado de Deus você vai gozar de alegria e plena felicidade.

veja também