"Minha Esperança - Brasil" reproduzirá estratégia de Mateus e seus Amigos no maior projeto evangelístico do Brasil

"Minha Esperança - Brasil" reproduzirá estratégia de Mateus e seus Amigos no maior projeto evangelístico do Brasil

Atualizado: Quarta-feira, 11 Junho de 2008 as 12

Por Myrian Rosário

Capacitar milhares de líderes dispostoas a abrir as portas de suas casas e receber não cristãos para assistirem, durante três noites, à programação especial do projeto "Minha Esperança - Brasil". Esta será a meta dos líderes da Associação Evangélica Billy Graham (AEBG) para os prósimos dois meses. "Esse projeto não tem como estratégia fazer com que as pessoas saiam pelas ruas e falem de Jesus para estranhos", explica William Conard, vice-presidente dos Ministérios Internacionais da AEBG. "Isso é bom, mas não é o nosso  propósito. O evangelho tem sido pregado com mais intensidade às famílias, amigos e vizinhos. Poucos são os pregadores que anunciam a Palavra ao ar livre, os Pedros. A maioria é Mateus", comparou ele.

A estratégia é baseada na passagem narrada em  Mateus 9:9-10 e Lucas 5:27-32, quando Jesus chamou Mateus (Levi), que logo convidou os seus amigos à sua casa para que Jesus partilhasse com eles a Palavra de Deus. "Nos dias da exibição dos programas, muitos vão sevir café com bolachas para os seus amigos. Mas muitos vão promover verdadeiros banquetes. Este é um projeto ao alcance de pobres e ricos", analisou Conard. "Os brasileiros gostam de festa e são sérios com suas festas. Isso é muito bom porque essa seriedade será levada para o Reino de Cristo".

Nos próximos dois meses, 166 coordenadores saíram pelo Brasil apresentando o projeto às igrejas locais. No dia 17 agosto, acontecerá o Domingo de lançamento de "Mateus e seus Amigos", quando as igrejas promoverão um culto especial e recrutarão os voluntários a anfitriões (Mateus).

"Nossa meta é alcançar uma média de 15 lares Mateus em cada igreja", revelou Conard. "Se levarmos em conta que a média de decisões por Cristo é de duas a três por lar e teremos 15 lares em cada uma das 50.000 igrejas participantes do projeto no Brasil, podemos concluir que a colheita será enorme". contabilizou.

Cada "Mateus" receberá um kit contendo um livro do "Curso de Capacitação"; convites personalizados; folheto "Minha Decisão", que fornece base bíblica para o novo nascimento; "Cartão de deisão", onde a pessoa que se entregou a Cristo anotará seus dados,e o livreto "Viver em Cristo", com lições para o discipulado. Os organizadores do projeto sugerem que seja solicitada uma oferta de, no mínimo, R$ 2,00 para cobrir as despesas de confecção e envio das peças do kit.

"O resultado desse projeto é para a igreja local. A igreja que plantar mais vai colher mais. A igreja que melhor souber utilizar essa estratégia terá uma maior colheita", enfatizou o Pr. Geremias Couto, coordenador nacional do projeto.

O Projeto

O projeto, que até hoje já foi realizado em 42 países, consiste na exibição de três programas com trinta minutos de duração, em rede nacional de televisão, em três noites seguidas, no próximo mês de novembro. Nas duas primeiras noites, o conteúdo será composto por dois clipes de música, um testemunho de vida e uma mensagem. A preleção do primeiro dia ficará por conta de Billy Graham e a do segundo será do seu filho, Franklin Graham.

A estratégia é reunir grupos de 10 pessoas que não conheçam a Jesus nas casas de líderes, que serão treinados para o trabalho, com o propósito assistir aos programas. No final, o líder apresentará seu testemunho de vida em três minutos e fará o apelo para que as pessoas se decidam por Jesus.

veja também