Musical de Páscoa revela um novo olhar sobre a Paixão de Cristo

Musical de Páscoa revela um novo olhar sobre a Paixão de Cristo

Atualizado: Segunda-feira, 23 Março de 2009 as 12

O contexto é o mesmo, a Paixão de Cristo. Mas a perspectiva é diferente, a de um homem simples, chamado Simão, que carregou a cruz de Jesus. Essa história será contada no Musical "O Grande Sacrifício", apresentado nos dias 3 e 4 de Abril (sexta e sábado), na Tenda da Igreja Batista Central de Fortaleza.

O espetáculo revela a história da Paixão de Cristo vista sob a perspectiva de Simão, o cirineu. Apesar de pouco citado na Bíblia, o personagem inspirou a diretora do espetáculo, Meg Banhos de Castro, a escrever um roteiro ousado, que não deixa de ser fiel ao relato histórico. Na obra, Simão é o personagem principal, que vive a emocionante experiência de se encontrar face a face com Jesus.

Com 1h40 de duração, o musical combina teatro, multimídia, dança e música, contando com a participação de mais de 200 pessoas em cena, entre adultos e crianças. No total, são aproximadamente 300 envolvidos nesta produção. Todo o elenco é formado por voluntários de várias igrejas da capital cearense.

O grande diferencial da peça, em relação às outras que abordam este mesmo tema, é o caráter musical. Um grupo de oito vozes canta ao vivo durante todo o espetáculo, que também contará com a participação do cantor Allison Silva, fazendo um solo numa das cenas mais comoventes, a crucificação.

O Grande Sacrifício já foi aplaudido por milhares de pessoas desde o início de suas montagens, em 2001. Ano passado, pela primeira vez foi apresentado na Tenda da IBC, onde alcançou recorde de público. O local tem capacidade para 4 mil pessoas, é amplo, semi-aberto e possibilita ventilação, conforto e segurança. Além disso, conta com estacionamento gratuito e infra-estrutura para deficientes físicos e idosos.

O cenário é composto por três palcos, formando uma espécie de arena, que permite à platéia assistir sentada e desfrutar de visão de todos os ângulos, seja qual for o seu posicionamento no auditório. As cenas acontecem em diversos pontos da Tenda e também ao ar livre, com cavalos e tochas.

A história

Da cidade de Cirene, Simão sai com seus dois filhos, Rufo e Alexandre, para Jerusalém, a fim de oferecer o sacrifício anual da Páscoa, conforme a tradição judaica. Na bagagem, ele leva consigo um cordeirinho para ser imolado, além de muita desesperança no futuro.

Em Jerusalém, diante dos acontecimentos da crucificação de condenados, um soldado o obriga a carregar a cruz de um certo Jesus de Nazaré. A partir daquele momento, sua perspectiva de vida jamais seria a mesma e nem mesmo a do mundo inteiro.

Esta é a narrativa principal de "O Grande Sacrifício", a páscoa pelos olhos do homem que carregou a cruz. A história da paixão de Cristo, que já é bem conhecida, é contada com uma nova perspectiva. A visão de Simão, o cirineu, relatada em pouquíssimos versículos da Bíblia, é romanceada e apresentada paralelamente a própria história do sacrifício de Jesus.

Serviço:

Musical "O Grande Sacrifício" (Censura: 8 anos)

Data: 3 e 4 de Abril (sexta e sábado)

Local: Tenda da Igreja Batista Central de Fortaleza (Rua do Cruzeiro, 401, Pedras - Fortaleza- Ceará)

Horário: sexta, às 20h; sábado, às 19h e às 21h

Ingressos: R$ 5,00 - meia promocional

Informações: (85) 3444-3600

e-mail: [email protected]

veja também