Novo Hamburgo sedia Seminário de Ciência Bíblicas

Novo Hamburgo sedia Seminário de Ciência Bíblicas

Atualizado: Quinta-feira, 4 Março de 2010 as 12

Uma nova edição do Seminário de Ciências Bíblicas será realizada nos dias 19 e 20 de março, em Novo Hamburgo (RS). Iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o evento tem como objetivo transmitir às igrejas e lideranças cristãs um pouco do conhecimento envolvido na arte de traduzir a Bíblia Sagrada e difundir os seus ensinamentos a todas as pessoas. Realizados desde ano 2000, esses encontros já alcançaram milhares de pastores, líderes cristãos, obreiros, professores de escola bíblica e seminaristas.

Para celebrar esta primeira década de existência, a SBB promoverá diversas edições do evento ao longo de 2010, com palestras diferenciadas. A edição de Novo Hamburgo terá cinco painéis, além de espaço para uma sessão de perguntas e respostas. O Seminário de Ciências Bíblicas será realizado na Igreja Evangélica Encontros de Fé, em Novo Hamburgo (RS). O investimento é de R$ 20,00. Mais informações pelo telefone 0800-727-8888 (SBB).

Confira, a seguir, a programação completa do evento:

19 de março - Das 19h00 às 21h30

- A Bíblia: sua natureza, funções e finalidade - Vilson Scholz: A Bíblia é o livro mais traduzido e lido em todo o mundo. É a regra de fé e de vida dos cristãos, tendo, assim, uma importância fundamental. A Bíblia é lida, pregada, discutida, vivida, mas raramente se faz uma pausa para perguntar: Que livro é esse? Quais são as suas funções, ou seja, para que serve? Sendo um livro que mexe com o seu leitor e ouvinte, podemos perguntar: qual o propósito disso? Aonde esse livro quer nos levar? Qual é a sua finalidade?

Vilson Scholz: Pastor e professor de teologia exegética, tem mestrado e doutorado na área do Novo Testamento. Consultor de Traduções da Sociedade Bíblica do Brasil, leciona também na Universidade Luterana do Brasil em Canoas (RS). É tradutor do Novo Testamento Interlinear Grego-Português (SBB) e autor de Princípios de Interpretação Bíblica (Editora da Ulbra). Reside em São Leopoldo (RS).

- A Bíblia e o Direito - Christian Santiago Lo Iacono: Assim como a democracia moderna e literatura, o direito ocidental também tem suas raízes na Bíblia. É possível encontrar no Antigo Testamento ideias modernas como uma comunidade que tem fundamento no direito reconhecido por todos e não somente no "poder" exercido pela autoridade e, sobretudo, o princípio geral de igualdade de todos perante a lei. A palestra destaca ainda o direito consensual, o papel de legislador de Moisés e a responsabilidade coletiva, entre outros temas.

Christian Santiago Lo Iacono: Formado em Direito pela UFRGS, trabalha atualmente na Justiça Federal de Porto Alegre, cursa Teologia na ULBRA e faz pós-graduação em Gestão Empresarial na FGV. É pastor junto à Igreja Evangélica Encontros de Fé e presidente do Diretório Estadual da SBB no Rio Grande do Sul.

20 de março - Das 9h às 17h

- A transmissão do texto bíblico - Vilson Scholz: A Bíblia, escrita em hebraico, aramaico e grego, é uma coleção de livros que ficou pronta há mais ou menos dois mil anos atrás. Se hoje traduzimos os textos originais, podemos perguntar: Como esses textos foram preservados? Onde estão publicados? Como posso ter acesso a eles? Esta palestra, que inclui temas relacionados com paleografia, arqueologia e crítica textual, procura mostrar como a Bíblia foi transmitida, desde o tempo dos profetas e apóstolos, até os nossos dias.

- A história da Bíblia no Brasil - Mário Rost: Atualmente ocupando o posto de maior produtor de Escrituras do mundo, o Brasil já viveu épocas adversas, em que não havia Bíblias ao alcance da população. Somente com a abertura dos portos às nações amigas, decretada por D. João VI, em 1808, foi liberada a importação de livros, permitindo que as Sociedades Bíblicas começassem a atuar no solo brasileiro. A atuação dos colportores foi decisiva para que a Bíblia chegasse aos lugares mais remotos do Brasil. Em 1948, a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) contribuiu para tornar este cenário cada vez mais favorável.

Mário Rost: Bacharel em Teologia pelo Seminário Concórdia de Porto Alegre (RS) e em Letras pela Universidade de São Paulo - USP, é pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, desde 1983. Docente da Escola Superior de Teologia do Instituto Concórdia de São Paulo de 1996 a 2002, atua como gerente de Desenvolvimento Institucional da Sociedade Bíblica do Brasil.

- O trabalho da SBB - Mário Rost: Organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural, a SBB tem por finalidade traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada. Destaque para os programas sociais da entidade, voltados especialmente para as populações em situação de risco social, e o programa sócio-evangelizador, mantido pela SBB há mais de 30 anos.

Seminário de Ciências Bíblicas de Novo Hamburgo

Data:19 e 20 de março de 2010

Local: Igreja Evangélica Encontros de Fé em Novo Hamburgo

Endereço: Rua Salgado Filho, 201 - Centro

Novo Hamburgo - RS

Horário: 19/03 - Das 19h00 às 22h00

20/03 - Das 09h00 às 17h00

Investimento: R$ 20,00 - 50% de desconto para seminaristas

Informações: 0800-727-8888 - Sociedade Bíblica do Brasil

Contatos com a imprensa: Oficina da Palavra: (11) 3289-2139 - Denise Lima: (11) 9611-7381 - Luciana Garbelini: (11) 9292-2131

veja também