Palestra do congresso "Pastoreio de Famílias" ensina educação financeira

Palestra do congresso "Pastoreio de Famílias" ensina educação financeira

Atualizado: Sexta-feira, 24 Outubro de 2008 as 12

Por Adriana Amorim

No momento em que o mundo vive uma crise econômica, educação financeira é um tema relevante para indivíduos, famílias, empresas e igrejas. Esse é também um dos tópicos do congresso "Pastoreio de Famílias", que acontece de 13 a 15 de novembro, na cidade de Santos (SP).

A palestra que aborda o assunto tem o título "Finanças para Vida" e será ministrada pelo engenheiro e mestre em teologia Paulo de Tarso. O preletor é idealizador do projeto "Educação Financeira para todos" e ministra seminários sobre finanças. Para Tarso, a crise da economia mundial é fruto do desequilíbrio financeiro que iniciou nos lares: "É causa do auto-endividamento das pessoas, que utilizavam seus imóveis para conseguir empréstimos financeiros. Todas as pessoas precisam de educação financeira. Na Europa, são mais conservadoras, mas no Brasil, que copiou o modelo americano, são mais consumistas e não fazem reservas".

"Finanças para a vida" traz conceitos de administração financeira embasados em princípios bíblicos ou "supra-culturais" . Tarso cita exemplo de José, que criou reservas para passar pelo período difícil de sua vida: "Então José recolheu todo o dinheiro que se achou na terra do Egito, e na terra de Canaã, pelo trigo que compravam; e José trouxe o dinheiro à casa de Faraó. Acabando-se, pois, o dinheiro da terra do Egito, e da terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José, dizendo: Dá-nos pão; por que morreremos em tua presença? porquanto o dinheiro nos falta" . (Gênesis 47:14-15)

O Congresso

Tarso considera "excelente" a iniciativa de realizar o congresso: "A gente precisa dar um apoio à família, principalmente hoje. Ela precisa cada vez mais de ferramentas, orientações e suporte". Entre outros temas abordados estão: "Relacionamentos Estremecidos", "Quando falta o referencial familiar", "Morte da Intimidade Conjugal", "Divórcio", "Depressão", "Comunicação" e "Tentação". São também preletores do evento: Jaime e Judith Kemp, Josué Gonçalves, Carlos Alberto Bezerra, Marcos Garcia, Luiz Henrique de Paula, Aécio Ribeiro, Natalino do Prado Filho e Adhemar de Campos.

Informações e inscrições para o congresso:

http://www.pastoreiodefamilias.com.br/

Site "Finanças para Vida":

http://www.financasparaavida.com.br

veja também