Projeto "Bíblia Manuscrita" mobilizará quase um milhão de pessoas em todo Brasil

Projeto "Bíblia Manuscrita" mobilizará quase um milhão de pessoas em todo Brasil

Atualizado: Segunda-feira, 7 Julho de 2008 as 12

Serão copiadas 29 bíblias a mão. Uma em cada Estado e duas nacionais.

Por Myrian Rosário

Mobilizar quase um milhão de pessoas de Norte a Sul do país, incluir a Bíblia no calendário cultural do Brasil e incentivar a sua leitura. Esses são alguns dos objetivos do Projeto "Bíblia Manuscrita", promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), como parte das comemoraçãos pelo "Ano da Bíblia".

O projeto prevê que milhares de pessoas atuem como copistas, copiando um ou mais versículos da Bíblia. Esse trabalho de cópia está sendo realizado simultaneamente em todos os Estados e é executado em "scriptoriums" fixos e móveis. "No total, serão 900 mil copistas no Brasil todo, já que serão 29 Bíblias e cada exemplar será copiado por, uma média, de 31 mil pessoas", contabiliza o Pr. Eude Martins, assessor de Projetos Especiais da SBB e coordenador da "Bíblia Manuscrita". Eude lembra que a Bíblia tem 31.103 versículos e que algumas pessoas ficarão responsáveis pela cópia de mais de um.

As 27 Bíblias estaduais serão doadas para as Bibliotecas Públicas do Estado. Já dos dois exemplares nacionais, um será doado à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, e outro ao Museu da Bíblia, em São Paulo.

veja também