SBB lança no RJ e SP a campanha "É tempo de ouvir a Palavra de Deus"

SBB lança no RJ e SP a campanha "É tempo de ouvir a Palavra de Deus"

Atualizado: Sexta-feira, 15 Maio de 2009 as 12

"É tempo de ouvir a Palavra de Deus". Este é o slogan da campanha que a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) dá início, neste mês de maio, com o intuito de chamar a atenção de todos os brasileiros para a necessidade de se reservar um tempo diário de comunhão com a mensagem bíblica. "O apelo da campanha pode ser resumido em atenção, reflexão e coração aberto. Porque não basta ler ou ouvir a Palavra de Deus, é preciso refletir sobre ela, entender e aplicar seus ensinamentos no dia a dia", destaca o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert, responsável pela campanha que se estende ao longo do biênio 2009-2010 e pretende atingir cerca de 10 milhões de pessoas. O lançamento nacional desta ampla mobilização será feito no Rio de Janeiro, no dia 19 de maio, no Guanabara Palace Hotel - Salão Velazquez, e em São Paulo, no dia 20 de maio, na Fecomércio - Teatro Raul Cortez, das 19 às 22h.

Pesquisas apontam que 74% dos brasileiros entre 16 e 64 anos não serão alcançados pela Bíblia no formato impresso porque não sabem ler ou porque entendem muito pouco do que leem. Outro dado impressionante, divulgado em 2008 pelo Instituto Pró-Livro, revela que a Bíblia, embora seja o livro preferido dos leitores brasileiros, é lida com frequência por menos de 2,5% da população do país. "Como, então, alcançar essa grande massa de brasileiros que se somam ainda com aqueles que não leem porque não têm tempo? Essa é a pergunta que a SBB se faz constantemente enquanto organização cuja missão é distribuir a Bíblia a todas as pessoas e torná-la relevante aos brasileiros", revela o diretor executivo da entidade, Rudi Zimmer, destacando que a campanha pretende justamente alcançar uma parcela dessa população.

Para dar suporte à campanha, será feito um trabalho especial junto a igrejas e organizações visando criar grupos de audição da Bíblia. Serão disponibilizados aos interessados material informativo e de orientação sobre como fazer uma audição reflexiva da Palavra de Deus, além de cartazes e sugestões sobre como desenvolver o programa em diferentes comunidades. Mais informações poderão ser obtidas no site http://www.tempodeouvir.org.br./

A iniciativa tem como base o versículo 17, do capítulo 10 do livro de Romanos - Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. A ação será dividida em duas etapas. A primeira delas acontecerá em 2009 - ano em que se celebram os 200 anos do nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura para cegos que utiliza pontos em alto relevo. "Nosso foco prioritário será levar a Palavra de Deus a pessoas portadoras de necessidades especiais e em situação de risco social, especialmente as beneficiadas por nossos programas sociais", revela Seibert.

Para isso, os grupos participantes do programa de audição do Novo Testamento contribuirão com recursos financeiros para que a metodologia também seja implantada entre os públicos assistidos pelos programas Luz no Brasil, Inclusão do Deficiente Visual, Ação Social para Situações Emergenciais, Ação Social nas Escolas, Ação Social pela Paz, Ação Social nos Hospitais e Incentivo à Cultura. "A sugestão é que o interessado em participar faça uma oferta mínima de R$ 10,00. Em contrapartida, a SBB se compromete a enviar um CD com o Novo Testamento, um guia de audição, além de um relatório para preenchimento, quando a audição é feita em grupo", explica o coordenador nacional da campanha, Eude Martins. Os interessados em participar poderão, a partir de 18 de maio, fazer sua inscrição através do site da campanha.

Além de estar alicerçada na Bíblia Sagrada, a campanha "É tempo de ouvir a Palavra de Deus" tem como pilares aspectos que resultam em benefícios culturais, sociais e relacionados ao conteúdo bíblico. Na área cultural, pode-se destacar que ouvir é um estímulo à leitura, favorece o aprendizado, enriquece o repertório cultural e estimula a alfabetização. Promove, ainda, o resgate da arte milenar de se contar e ouvir histórias que, por muitos séculos, foi responsável pela transmissão da cultura e informação e, até hoje, é praticada em todo o mundo. Como benefício social, a audição de um texto em grupo favorece a socialização do indivíduo e estimula a construção de relacionamentos.

"No que se refere à mensagem bíblica, a leitura e audição das Escrituras estimulam o fortalecimento de valores éticos e morais, além dos sociais, como amor ao próximo e a preservação do meio ambiente. A Bíblia Sagrada é também um livro histórico, de leitura obrigatória àqueles que querem compreender a formação da civilização ocidental, além de reunir vários estilos literários, sendo importante fonte para o conhecimento da Literatura", observa o secretário de Comunicação e Ação Social.

Confira as principais características das gravações que serão utilizadas durante a campanha:

Novo Testamento na tradução de Almeida Revista e Atualizada - Em formato MP3, contém a íntegra do Novo Testamento narrado e dramatizado. São 22 horas de gravação reunidas em um único CD-ROM. A locução do texto bíblico contou com a participação de mais de 40 atores, que deram vida aos personagens bíblicos, conferindo emoção à narrativa. Para acompanhar a locução, foram produzidos efeitos especiais e uma trilha sonora em sintonia com cada passagem bíblica.

  Novo Testamento na Nova Tradução na Linguagem de Hoje - Em formato MP3, contém todo o texto do Novo Testamento narrado por Cid Moreira, em gravação inédita. São 30 horas de gravação reunidas em dois CD-ROMs. Tem linguagem de fácil compreensão e trilha sonora exclusiva. Lançamento da campanha "É tempo de ouvir a Palavra de Deus"

Rio de Janeiro

Data: 19 de maio de 2009

Horário: das 19h às 22h

Local: Guanabara Palace Hotel - Salão Velazquez

Av. Presidente Vargas, 392 - Centro - Rio de Janeiro (RJ)

São Paulo

Data: 20 de maio de 2009

Horário: das 19h às 22h

Local:  Fecomécio - Teatro Raul Cortez

Av. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo (SP)

Postado por Nany de Castro

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