Seminário debaterá dependência química em Curitiba

Seminário debaterá dependência química em Curitiba

Atualizado: Terça-feira, 20 Outubro de 2009 as 12

A capital paranaense sediará, no dia 25 de novembro, o Seminário de Dependência Química, realizado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Rede Evangélica Paranaense de Assistência Social (REPAS) e Comunidades Terapêuticas Associadas do Paraná (COMPACTA). O evento acontecerá das 8h às 16h, no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), na região central de Curitiba, tendo como público-alvo dirigentes de comunidades terapêuticas e seus internos, representantes de organizações nãogovernamentais, órgãos públicos, igrejas, profissionais da área e interessados no assunto.

"Cada vez mais, fica comprovada a influência da fé na recuperação de dependentes químicos. Neste sentido, a mensagem bíblica tem sido um importante aliado das comunidades terapêuticas na desafiadora missão de devolver a auto-estima e semear a esperança de uma nova vida aos que se recuperam", afirma o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert, encarregado da palestra "A Bíblia na Recuperação". Já o Dr. Luiz Carlos Magno, ex-delegado do Departamento de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil de São Paulo e professor de medicina legal, abordará o tema "Superando a Dependência".

A programação inclui ainda uma apresentação teatral do Coro Cênico do Cotolengo de Curitiba e a exposição do programa Ação Social pela Paz, a cargo do presidente do Diretório da SBB do Estado do Paraná, Hilquias de Anunciação Paim. Além do CRCPR, apoiam o evento as seguintes entidades: Conselho Estadual Antidrogas (CEAD); Secretaria Antidrogas Municipal (SAM) de Curitiba; Secretaria Municipal de Defesa da Cidadania e Direitos Humanos de Fazenda Rio Grande e Departamento Antidrogas da Prefeitura de Colombo.

Confira a programação completa:  

8h00: Credenciamento 9h00: Abertura e composição da mesa 9h45: Apresentação do Programa Ação Social pela Paz  - Hilquias de Anunciação Paim, Presidente do Diretório da SBB do Estado do Paraná 10h00: Tema: "A Bíblia na Recuperação" - Erní Seibert, doutor em Ciências da Religião e secretário de Comunicação e Ação Social da SBB 11h00: Apresentação da rede das comunidades terapêuticas em Curitiba - COMPACTA 11h30: Tema: "Superando a Dependência" Parte I - Dr. Luiz Carlos Magno, ex-delegado do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil e professor de medicina legal. 12h30: Almoço 14h00: Apresentação da REPAS 14h15: Tema: "Superando a Dependência" - Parte II 15h15: Apresentação Teatral - Coro Cênico do Cotolengo de Curitiba 16h00: Encerramento e sorteios SBB e o programa Ação Social pela Paz: Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem como missão "difundir a Bíblia e a sua mensagem a todas as pessoas e a todos os grupos sociais, como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento de valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento cultural e social". É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira, entre eles o Ação Especial pela Paz.

Com o propósito de combater as causas da violência, este programa é fundamentado na promoção de uma cultura de paz por meio da divulgação da mensagem e dos valores bíblicos. O público-alvo é formado por detentos, dependentes químicos e seus familiares, além de comunidades em situação de risco social. Dele fazem parte o projeto Ação no Cárcere, que visa contribuir para a ressocialização do detento e combater o analfabetismo, e o projeto Despertar, que possibilitou à SBB enfatizar o trabalho com as comunidades terapêuticas e organizações voltadas ao tratamento de dependentes químicos e prevenção ao uso de drogas, promovendo encontros para troca de experiência e distribuindo literatura específica. Uma dessas obras é a Bíblia de Estudo Despertar, que tem como base o programa dos Doze Passos, adotado pelos Alcoólicos Anônimos, conduzindo o leitor a ensinamentos das Escrituras Sagradas que contribuem para o processo de recuperação.

 Serviços:

Seminário sobre Dependência Química:

Data: 25 de novembro de 2009

Horário: das 8h às 16h

Local: Conselho Regional de Contabilidade do Paraná ? CRCPR

Rua XV de Novembro, 2987 ? Centro

Curitiba - PR

veja também