Seminário reúne igreja católica e evangélica para discutir fé e política

Seminário reúne igreja católica e evangélica para discutir fé e política

Atualizado: Quinta-feira, 17 Junho de 2010 as 11:10

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) promovem no próximo final de semana (19 e 20 de junho) o seminário "O rosto das CEBs e a questão de fé e política", em Bauru. O encontro é voltado à comunidade cristã e reunirá as igrejas católica, luterana e presbiteriana e terá como objetivo discutir, entre outros assuntos, a formação dos candidatos ao pleito de 2010.

O seminário ecumênico abordará o marketing pessoal à luz do evangelho, terá grupos de discussão sobre o novo rosto da CEBs, uma missa celebrada pelo bispo Caetano Ferraz, no sábado, entre outras atividades. No domingo, o seminário é realizado no período da manhã, com conversas, orações e avaliação do encontro. Organizado pela Igreja Católica, o seminário também terá apoio da Igreja Luterana e da 4.ª Igreja Presbiteriana Independente de Bauru.

De acordo com Antônio de Pádua Hyppolito, do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), o convite a outras igrejas aumenta o alcance do evento. "Juntamos forças para ganhar corpo", observa. Padre Issao Aoki lembra que as CEBs tiveram forte atuação em bauru entre as décadas de 80 e 90. Porém, acabaram marcadas pela postura incisiva. "Ainda há um certo preconceito, pois as CEBs ficaram com uma imagem polêmica, de luta", observa.

Leonilda Tomazi Batista, coordenadora do seminário, lembra que na sua paróquia, no Núcleo Geisel, a CEBs conquistou benefícios para a população, como creches e horta comunitária. "Acabamos sendo berço de muitas lutas, como a operária, de moradia", lembra.

O reverendo André Alvares, da 4.ª Igreja Presbiteriana Independente de Bauru, lembra que ao desinstitucionalizar o evento, a abertura ao diálogo é maior. "Queremos aproximar as pessoas pela simplicidade do evangelho. Um trabalho de reflexão, que sai do templo e se dirige para fora", destaca. Já o reverendo Alexandre Costa, da Igreja Luterana, destacou o papel da população como protagonista das ações importantes à comunidade.

Serviço

O seminário será realizado na Paróquia Imaculada Conceição, na rua Cyrênio Ferraz Aguiar, 3-104, Núcleo Geisel. As inscrições deverão ser feitas pelo (14) 3203-1357, com Leonilda. As inscrições são limitadas e a participação é de R$ 5.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também