Sete mil pessoas participam de festa da igreja Luterana

Sete mil pessoas participam de festa da igreja Luterana

Atualizado: Sexta-feira, 30 Abril de 2010 as 9:24

No title A Comunidade Evangélica de Venâncio Aires terá um final de semana de muita festa, oração e trabalho. Isso porque começa amanhã, dia 1º, a 62ª Festa da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, evento que se desenvolverá no pavilhão São Sebastião Mártir. Os organizadores estimam um público de 7 mil pessoas ao longo dos dois dias de comemorações.

Os festejos, bastante tradicionais, começam na parte da manhã às 10 horas, com carreata. Logo depois, haverá almoço (galinhada) nos pavilhões. A melhor idade será recebida a partir das 14 horas, no Encontro de Sociedades de Damas e Cavalheiros. Durante a tarde, além de danças, os participantes poderão visitar as diversas tendas com produtos típicos do município. A programação para a noite de sábado é o jantar (galinhada) com música ao vivo, o qual tem início às 20 horas e deve se estender até a meia-noite.

A festa tem continuidade no domingo de manhã, às 9 horas, com culto na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Durante a celebração serão comemorados os 100 anos da Obra Gustavo Adolfo (OGA). A caminhada aos pavilhões dá sequência à programação, às 11 horas. O almoço será servido às 11h30, com cardápio variado. Na parte da tarde ocorrerão atividades diversas nos pavilhões, até as 17h30, quando será feita a busca aos novos festeiros. E a festa não para por aí: às 20 horas haverá janta (galinhada) e, às 21h30, encerramento dos festejos, com o sorteio dos vencedores da Ação entre Amigos.

O que é a Obra Gustavo Adolfo (OGA)

A história da Obra Gustavo Adolfo (OGA) no Brasil começa muito antes de sua fundação oficial, que se concretizou em 16 de janeiro de 1910. Com a fundação do Sínodo Riograndense, em 1886, tanto o sínodo como as comunidades foram colocados diante de grandes desafios: criação e manutenção de escolas e comunidades. A atividade ajuda na construção de igrejas, casas comunitárias e paroquiais, no suporte financeiro para a subsistência de professores e pastores, auxílios para o fortalecimento de comunidades e missão da igreja, bem como formação de obreiros.

A OGA mais antiga se encontra na Alemanha. Ela foi fundada em 6 de novembro de 1832, com o objetivo de apoiar minorias confessionais na diáspora. Os sínodos existentes no Brasil, que mais tarde constituíram a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), passaram a receber auxílios desde a metade do século 19. A IECLB tem até hoje uma expressiva parceria com a OGA alemã, que concede anualmente auxílios para construções diversas e projetos missionários. A OGA alemã é a parceira do exterior mais antiga da IECLB.

veja também