Trazendo a Arca e PG abrem Festa do Tomate no Rio

Trazendo a Arca e PG abrem Festa do Tomate no Rio

Atualizado: Segunda-feira, 31 Maio de 2010 as 11

A Festa do Tomate acontece anualmente na cidade de Paty dos Alferes no Rio de Janeiro. Durante feriado de Corpus Christi - 02 até 06 de junho - a cidade, de pouco mais de 25 mil habitantes, espera, por dia, um público maior que o tamanho da população. A novidade neste ano é a presença de artistas gospel na abertura do evento.

Na quarta-feira acontece, 2, a partir das 20 horas, o grupo Trazendo a Arca fará a primeira apresentação do festival às 22 horas, logo após, show com o Cantor PG.

Há cerca de 30 anos, sem falhar nenhum, o evento ganhou o título de maior festa temática de todo o estado do Rio. E para este ano, dentre as muitas atrações, estão sucessos gospel, sensações do sertanejo universitário, além de bandas como o Capital Inicial. O palco dois recebe a apresentação de artistas regionais.

A próxima edição da festa, ainda conta uma grande novidade: a arena de rodeio vai funcionar de quinta até domingo e garante diversão e adrenalina aos visitantes. Todos os dias, a partir das 21 horas.

A programação durante o dia, conta com concursos tradicionais de Qualidade do Tomate e de Gado Leiteiro, com exposição de Gado Girolando. O evento esportivo deste ano fica por conta da I Meia Maratona da Festa do Tomate de 2010, a partir das 9h30 do domingo. Há ainda atividades culturais, venda de produtos e artesanato regional, e parque de diversões. Para este ano, a organização do evento ainda realizou uma pesquisa sobre a origem do tomate na região que, junto a outros materiais e curiosidades, será apresentada em forma de exposição.

No segundo dia, quinta-feira, 3, a atração começa à tarde, às 14 horas acontece o Concurso de Culinária, onde - claro - o ingrediente que mais se destaca é o tomate. Mais à noite, por volta de meia noite, a dupla Victor e Léo anima o público.

O tomate ainda tem a importância econômica, não só para a cidade, como pra região. Assim, para este ano, foi realizada uma pesquisa para se chegar ao princípio da fruta na região. E o resultado incrível está em uma exposição, em forme de homenagem, que aponta para os japoneses como responsáveis pela plantação de diferentes sementes, com as primeiras técnicas de irrigação, os primeiros maquinários, caminhão de transporte, etc.

Ainda na pesquisa, um nome que toma destaque, é o de Hiroshi Watanabe, de 83 anos. Ele é um cientista autoditada, e apontado como um dos principais responsáveis pelo surgimento e desenvolvimento das sementes e das diferentes espécies.

- Ele é genial, para se ter uma ideia, ele cruza sementes, mas sem nem precisar de um laboratório. Para um próximo projeto, está criando sementes a partir do cruzamento entre o tomate e a pimenta - conta Zezé.

- A festa é muito importante economicamente, giram na cidade mais de 20 mil pessoas, e todo o tipo de mercado ganha com isso, mas também é uma maneira de conhecer um pouco mais do passado da cidade, e região - finaliza o diretor de turismo, convidando a todos para visitar a 31ª Festa do Tomate de Paty do Alferes.

Serviço

A 31ª Festa do Tomate acontece de 02 até 06 de junho, no Parque de Exposições Amaury Monteiro Pullig - Avenida Antonio da Luz Fernandes s/nº. Na quarta-feira a entrada é 1 kg de alimento não perecível. Para os outros dias, há venda de ingressos antecipados na bilheteria do parque. Mais informações: www.patydoalferes.rj.gov.br.

veja também