As igrejas são importantes atores sociais em nosso país e, cada vez mais, buscam canais de diálogo com a sociedade na qual se inserem. Cresce a presença das igrejas em todos os meios de comunicação social, seja para comunicação interna (entre membros), seja para a comunicação externa. O curso visa, portanto, contribuir com conhecimentos básicos e sugestões práticas às pessoas (profissionais ou não) que atuam nos chamados ministérios de comunicação das igrejas e buscam maior capacitação.
Objetivo geral
Oferecer conhecimentos básicos a quem necessita planejar e implementar estratégias de comunicação social em igrejas locais e projetos sociais eclesiais.
Objetivos específicos
Proporcionar o acesso à informações básicas sobre o fenômeno da comunicação humana; estimular a reflexão sobre o papel da comunicação eclesial, proporcionar conhecimento sobre os requisitos básicos para uma comunicação eficaz na igreja local em veículos diversos; analisar a presença da religião na mídia secular; analisar o uso da mídia pelas Igrejas.
Conteúdo Programático Conceito: o que é comunicação O processo de comunicação;
Os tipos de comunicação;
Os recursos de comunicação;
Comunicação e ideologia. Comunicação e teologia Comunicação e identidade denominacional;
Presença na comunidade;
Os veículos de comunicação;
Plano de comunicação para a Igreja e/ou Projeto Social. Jornalismo Religioso e/ou Jornalismo Eclesial A temática religiosa na imprensa secular: estudos de caso;
O panorama do jornalismo eclesial;
Voluntariado x profissionalização;
Mercado de trabalho para o profissional. Desafios contemporâneos Pluralismo religioso e laicidade do Estado; Política e Religião; Religião na Mídia; Redes Sociais.
Público-Alvo
Profissionais e estudantes de Comunicação Social; e membros de igreja que atuem em ministérios de comunicação de igrejas ou projetos sociais a elas vinculados. Não é necessária graduação em nível superior.
Pré-Requisito
É aconselhável que os/as participantes tenham algum contato prévio com os recursos da Informática.
Metodologia
Aulas expositivas combinadas com discussões em grupo, realização de atividades práticas de produção de texto e exercícios direcionados à produção de um planejamento estratégico de comunicação
Avaliação
Participação nas aulas e nas atividades sugeridas.
Professora responsável
Profª Ms. Suzel Magalhães Tunes
Jornalista formada em 1987 pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista. Atua como Assessora de Comunicação da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. Na Sede da Igreja Metodista foi editora do jornal Expositor Cristão, e Coordenadora Nacional do Setor de Comunicação. Já ministrou aulas de comunicação para alunos do Curso Teológico Pastoral da Universidade Metodista de São Paulo (turmas de 2008, 2009 e 2010) e foi repórter e editora da Editora Abril (Revista das Religiões, Nova Escola e Cláudia), Editora Globo (Revista Galileu e Crescer), Segmento e Símbolo, dentre outras.
Informações
Data: 10, 17 e 24/09/11
Dias: sábados
Horário: 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h
Carga horária: 21h
Valor: duas (02) parcelas de R$ 130,00* Local: Campus Rudge Ramos
Correio Eletrônico: [email protected] *O valor da pré-matrícula corresponde a uma das parcelas do curso Por Pollyanna Mattos Com informações da Universidade Metodista
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições