Universidade Metodista promove o Gospelcine 2011

Universidade Metodista promove o Gospelcine 2011

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

O gospel é um movimento religioso que engloba desde a questão musical até a possibilidade de ser um estilo de vida, que galgou espaço na contemporaneidade e hoje é um nicho de mercado. Assim como o punk ou o hype, é um termo que direciona interesses e afinidades de um público, cuja adesão de novos adeptos depende de estética e expressividade. Na 1ª Mostra Paulista de Micrometragens Cristãos, que acontecerá em julho de 2011 no Centro Cultural Martha Watts, em Piracicaba (SP), o gospel se envolve no âmbito da Sétima Arte.

A mostra faz parte do projeto Gospelcine, que, antes do evento onde as produções serão exibidas, começa em janeiro e fevereiro com oficinas teóricas e práticas sobre técnicas e macetes para se trabalhar com o audiovisual. A iniciativa é realização conjunta do Centro Cristão de Produção Audiovisual (CCPA) e da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), por meio da TV Unimep, do Núcleo Universitário de Cultura (NUC), do Centro Martha Watts e da Faculdade de Comunicação Social. Também existe apoio e participação de líderes e coordenadores de ministérios de comunicação das igrejas de Piracicaba, de agências missionárias, além de sites e publicações cristãs.

De acordo com Fabiano Pereira, diretor da TV Unimep e um dos articuladores do Gospelcine, o projeto existe há dois anos e foi inspirado no Festicurtas, de Brasília. “O festival, extinto em 2005, mas que aconteceu ao longo de 10 anos, também era um parceria entre Universidade e Igreja. A proposta é a mesma: dar formação básica a interessados em trabalhar com produção a partir de uma temática religiosa”, comenta. O diferencial é o tipo de equipamento que será utilizado nas oficinas e experimentos em campo. “A formação será através de material de baixo custo, como celulares, câmeras fotográficas e filmadoras pequenas”.

As duas primeiras oficinas serão no auditório do Martha Watts e acontecem nos dias 22 e 29 de janeiro. “No primeiro dia, o tema é Produção para TV e Vídeo, com orientação de Fernando Joe. Ele é professor universitário da Unimep e tem formação na área em Hollywood”, destaca Pereira, responsável pela outra oficina, Roteiro e Argumento.

Outras três oficinas estão agendadas em fevereiro no laboratório da Faculdade de Comunicação da Unimep. No dia 12, Capacitação de Som e Imagem também será coordenada por Pereira. “Ensinarei enquadramento, como manusear o equipamento e regular o som, por exemplo”. Já no dia 19, o evento terá Emerson Jordão, profissional da Pinacle, à frente da Edição de Som e Imagem. “Neste mesmo dia, os participantes terão de escolher entre a do Jordão e a oficina de Interpretação, ministrada por Antônio Chapéu”.

Todas as oficinas começam às 9 e terminam às 17 horas. “A ideia é realizar a parte teórica durante o período matutino e promover exercícios práticos à tarde, quando o grupo será dividido em núcleos menores”, conta Pereira sobre um momento do Gospelcine mais próximo da Mostra. “Então, eles terão aproximadamente quatro meses para produzirem os curtametragens sobre a temática ‘As parábolas de Jesus no contexto do Século 21’, revela.

Serviço:

Oficina e Mostra de Cinema Cristão - Gospelcine 2011

Data (s): 22 e 29 de janeiro / 12 e 19 de fevereiro

Horário(s): Vide inscrição

Local: Centro Cultural Martha Watts

Valor das incrisções: Preço: R$ 7 (por oficina).

Mais Informações: http://mostragospelcine.blogspot.com  / ( 3124-1610

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições