Virada Cultural em Manaus também terá um palco gospel

Virada Cultural em Manaus também terá um palco gospel

Atualizado: Sexta-feira, 30 Setembro de 2011 as 4:25

A segunda edição da Virada Cultural em Manaus está programada para acontecer nos dias 12 e 13 de novembro. Sob pedido da Ordem dos Ministros Evangélicos de Manaus (Omeam), este ano o evento conta com uma novidade: um palco voltado apenas para a arte Gospel. A estrutura será montada no Centro de Convenções Canaã (em frente à Universidade Federal do Amazonas-Ufam), na Avenida Rodrigo Otávio, no bairro do Japiim, zona sul de Manaus.

Baseado em uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicada no dia 24 de agosto,  26,50% (874 mil pessoas) da população amazonense é evangélica.  De acordo com Nailton Campos, empresário e um dos coordenadores do palco, estima-se um público de 30 mil pessoas nos dois dias da virada gospel.

"Sendo a primeira vez que o evento conta com esse tipo de palco,  não teremos 24 horas de virada, serão apenas 12 (horas)", explica Nailton, que também informou que a programação será repleta de atrações locais, além de ministérios de louvor, teatro e dança. No sábado, começando às 18h, com término previsto para a meia-noite. E no domingo, com inicio ao meio-dia e fim às 18h.

Ainda não foram confirmadas as atrações nacionais, porém, é certo que virão três cantores do cenário gospel. De acordo com o coordenador geral do evento, José Venâncio, é provável que essas atrações sejam confirmadas até segunda-feira, dia 1º de outubro.  "Foi usado o mesmo critério dos outros palcos. O público teve participação direta na votação. Agora estamos em processo de negociação com as bandas", disse.

Segundo ele, o principal objetivo desse palco é ofertar para o público que gosta de música gospel a mesma oportunidade de lazer que fãs de outros gêneros musicais terão.  "Não terão apenas evangélicos nos shows do palco gospel. Terão católicos, espíritas, entre outros. Eles estarão no evento pelo estilo musical", comenta.

A Virada Cultura 2011 já confirmou três atrações nacionais para os demais palcos. Pitty, Monobloco e O Teatro Mágico foram escolhidos por votação do público. Foram mais de dois meses de enquetes que a Secretaria Municipal de Cultura e Artes (Manauscult) realizou na página oficial do Facebook. Houveram mais de 19 mil votos e sugestões de mais de 100 bandas nacionais. Houve também enquete para artistas locais,  com um número surpreendente de 20.634 mil votos registrados. Entre as bandas escolhidas, as mais votadas foram Cabocrioulo, Johnny Jack Mesclado, Nicolas Jr. e Banda Oficial 80.

Demais atrações

Paras os fãs de Jazz, o Palco Ferreira Pena vai contar com apresentações variadas de artistas locais e nacionais. Serão 12 horas de shows. A outra novidade da virada é a parceria com o Museu Luso Brasileiro, que farão uma exposição de trajes típicos e artesanatos da cultura Portuguesa. Já para os fãs de artes circenses e do grafite, os dois dias também contarão com vários pontos do gênero artístico na rua Ferreira Pena e Praça da Saudade.

veja também