Chorai com os que choram

Chorai com os que choram

Atualizado: Segunda-feira, 4 Junho de 2012 as 11:16

Uma palavra que chama a minha atenção é empatia. Sempre ouvi falar sobre empatia, mas confesso que desconhecia o significado. Fui até o dicionário e descobri que empatia é colocar-se no lugar do outro.

Os estudiosos dizem que estamos vivendo na pós-modernidade, cuja característica entre outras é o individualismo.

Falar em empatia numa sociedade individualista é pura ingenuidade.

Temos observado em todos os lugares o comportamento individualizado do ser humano, só pensa em si, quer levar vantagem em tudo, venha só o meu reino.

O título acima é bíblico, “chorai com os que choram”, eu não inventei, não criei, apenas copiei.

Chorar com os que choram é exercer a empatia, ou seja, colocar-se no lugar daquele que está sofrendo.

É sentir o que o outro está sentindo, sabe por quê? Pelo simples fato que somos irmãos de raça. Sim, todos nós descendemos de Adão e Eva.

Somos irmãos de raça, por isso não podemos viver em função do nosso próprio ego. Temos que deixar o individualismo de lado e abraçar aquele que está ao nosso lado.

Alegra o meu coração com iniciativas de cidadãos de bem. Sempre no inverno, algumas pessoas de nossa cidade, saem recolhendo roupas e cobertores para proteger o próximo.

Atitudes assim são empáticas não estão pensando única e exclusivamente em si mesmos.

Devemos olhar para as necessidades e os necessitados de nossa rua, bairro, estado, país e o mundo. Ao olharmos vamos chorar com eles.

Chorar com os que choram é agir também, eu sou comovido e tomo a iniciativa, não podemos ficar apenas no choro; aliás, o choro deve levar-nos a prática da solidariedade.

O que você está esperando? Tem chorado com os que choram? O que tem feito por eles? Se ainda você não fez nada, que tal começar hoje?

Cleverson Pereira do Valle
Pastor da 1ª Ig.Batista em Artur Nogueira
Bacharel em Teologia pela FTBSP e EST
Presidente do COMEAN
cleversonvalle.blogspot.com

veja também