Tiradentes e Jesus

Tiradentes e Jesus

Atualizado: Terça-feira, 17 Abril de 2012 as 11:42

Dia 21 de abril completa-se 220 anos que Tiradentes foi enforcado. A data de 21 de abril de 1792 passou para a história do Brasil, tanto é que até hoje o 21 de abril é comemorado o dia de Tiradentes e é feriado nacional.

Quem foi Tiradentes? Seu nome era Joaquim José da Silva Xavier, ele era dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil Colonial.

No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil. Ele foi enforcado e esquartejado.

O que foi a Inconfidência Mineira? Foi uma tentativa de romper com a Corte Portuguesa e buscar a independência, um grupo de pessoas, incluindo Tiradentes, se rebelou contra as decisões de Portugal.

Quero destacar a importância de Tiradentes para a nossa Independência, se hoje o Brasil é um país, uma nação, deve-se ao fato que alguém lutou antes. A independência do Brasil de Portugal aconteceu dia 7 de setembro de 1822, 30 anos depois da morte de Tiradentes.

Não podemos ignorar a nossa história, muito sangue foi derramado para a conquista da Independência do Brasil.

Assim como não podemos ignorar os fatos que aconteceram em nossa nação, não podemos deixar de falar de um acontecimento muito maior, que trouxe a nossa Independência do pecado.

Refiro-me a morte de Cristo na cruz do Calvário. Todos os homens nascem em pecado (Romanos 3.23) e este pecado leva a morte (Romanos 6.23).

Nascemos escravos do pecado e a morte de Cristo nos livra do pecado.

Em Cristo temos liberdade, em João 8.36 diz “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” e em João 8.32 diz “Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

Em Cristo temos Independência e Vida, livres do pecado e vida eterna nos céus.

Creia em Jesus Cristo e receba a salvação, Ele morreu para nos dar vida e vida em abundância.


Pr.Cleverson Pereira do Valle
Pastor da 1ª Igreja Batista em Artur Nogueira
Presidente do Comean

veja também