A verdadeira família de Jesus

Quem é a família de Jesus?

Atualizado: Quarta-feira, 13 Fevereiro de 2013 as 9:54

 

jesus
 
No livro de Marcos no capítulo 3 e versos 21 e 31 registram fatos a respeito da familia de Jesus.
 
No verso 21 a sua familia quis prendê-lo pois entendiam que ele estava com insanidade mental, já no verso 31 sua mãe e seus irmãos o procuram e mandam chama-lo.
 
A reação de Jesus quando ouviu falar que sua familia o chamava foi: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”
 
Olhando para a resposta de Jesus dá a impressão que ele queria renegar a familia, talvez pelo fato do que ocorreu no verso 21, é só impressão, pois, no coração de Jesus não há rancor, ódio, e nenhum desejo de separação.
 
O objetivo dele ao dar esta resposta era mostrar a importância da familia cristã.
 
Jesus veio trazer uma nova familia, uma familia para Deus. Nele a promessa de Deus feita a Abraão se cumpre. “Em ti serão bendita todas as familias da terra.”
 
A mãe e os irmãos de Jesus estavam do lado de fora da casa (não andavam com ele) e também estavam de fora ( não compreendiam a sua missão).
 
Jesus estava ensinando que a sua familia não era limitada àqueles que estavam lá fora. A familia cristã é formada por muitos que creem nele.
 
No livro de Marcos, Jesus define quem são da sua familia, ele diz que quem faz a vontade de Deus este é seu irmão e sua mãe.
 
Lucas registra as palavras de Jesus desta forma: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e as praticam”.
 
A verdadeira familia de Jesus é formada por pessoas que encaram o evangelho de frente, não são pessoas que ouviram o evangelho apenas.
 
Para pertencer a familia de Jesus requer renúncia, compromisso com um discipulado radical. É intimidade com Jesus, relacionamento sério.
 
Em outras palavras, para pertencer a familia de Jesus é necessário morrer para o nosso eu e deixar que Jesus reine em nós.
 
 
Cleverson Pereira do Valle
Pastor da 1ª Ig.Batista em Artur Nogueira
Bacharel em Teologia pela FTBSP e EST
cleversonvalle.blogspot.com
 

veja também