MENU

Fazendo bem a todos

Fazendo bem a todos

Atualizado: Segunda-feira, 9 Agosto de 2010 as 11:10

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos...então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” (Gálatas 5.9-10)

Quando leio a Bíblia sobre fazer o bem, lembro-me de um amigo “arataca” denominado “Zé Leite”, sergipano, que mora atualmente em Juiz de Fora e possui uma família por demais maravilhosa.

Vale ressaltar que Zé Leite, quando menino passou muita dificuldade na vida. Quando jovem, mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de tentar uma vida melhor, visto que não aguentava mais comer  farofa e, nos intervalos, rapadura. No Rio, após anos de trabalho, conseguiu abrir um pequeno negócio.

Quando as coisas começaram a melhorar, Zé Leite foi vítima de um sequestro e quase morreu asfixiado na “Mala” do carro. Desiludido com o Rio de Janeiro, Zé Leite foi para Juiz de Fora recomeçar a vida. Como em tudo Deus tem o propósito, Zé Leite se converteu a Cristo em Juiz de Fora.

Quando tive o privilégio de conhecer o Zé Leite, logo o batizei de “Zé Mala”.

Embora não tendo o privilégio de frequentar os bancos escolares, Zé Mala é um PhD em “fazer bem a todos”. Ele montou uma pequena lanchonete no centro de Juiz de Fora e colocou o Senhor como  o grande Dono.

Lembro-me como se fosse hoje, que Zé Mala patrocinava mensalmente festas nas comunidades carentes com tudo o que tinha direito: palhaço, lanches, brinquedos, brindes, etc...

É Bem verdade que não consigo ficar parado no Reino de Deus, sempre penso numa forma de ajudar os outros, mas o Zé Mala, “esse não tem igual!!!”

Além de ajudar os desconhecidos, Zé Mala ajudava os crentes em Cristo Jesus, dando emprego, cestas básicas, remédios e muito mais. Quando detectava alguém com a situação financeira grave, ele logo providenciava um trabalho com remuneração antecipada.

Zé Mala chegou a ser citado em canal de TV como o empresário padrão, isto é, aquele que deve ser o exemplo de todos. Foi o garoto propaganda, digo, o  “mala” propaganda nos diversos comerciais da Empresa UNIMED que patrocina o melhor time do país (fluminense). Com tanta divulgação a lanchonete Catedral tornou-se o  “point” do lanche. Ela é passagem obrigatória de que qualquer um que deseja conhecer a cidade de Juiz de Fora- MG.

Atualmente, Zé Mala é dono de uma grande empresa, possui uma vida bastante equilibrada e, acima de tudo, é um grande servo do Senhor que faz bem a todos, e  principalmente aos domésticos da fé.

Enfim, embora tenha sido o discipulador do Zé Mala, eu na verdade é que aprendi com ele em “não cansar de fazer o bem.”

Meus (minhas) amados (as), a Palavra de Deus afirma em Romanos 7.19: “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.” A nossa carne naturalmente se esforça para não fazer o bem. Lute para fazer o bem.

Espelhe-se no Zé Mala e não se canse de fazer bem, porque a seu tempo ceifarás...então, enquanto tens tempo, faça bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

Denilson Moreira Sanches   é natural de Nova Iguaçu (RJ), casado com Simone Vieira Sanches, pai de Bruno Vieira Sanches (10 anos) e Mylena Vieira Sanches (6 anos). Bacharel em Ciências Militares (com concentração na área de Intendência, 1992) pela Academia Militar das Agulhas Negras(AMAN); Mestre em Operações Militares (com especialização em Logística, 2001)  pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO);  Pós-graduado  em Bases Geo-Históricas (na área de Formulação Estratégica, 2006) pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Mestre em Teologia (com especialização na área Bíblica, 2007) pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo (FATE-SP). Em 2010 lançou o livro de sua autoria ''Diário de Um Servo'' e atualmente é Oficial Superior do Exército Brasileiro, no posto de Major do Serviço de Intendência, na Função de Auditor das Unidades Gestoras do Nordeste do Brasil. Em 2007 implantou com sua família, o PEPE Massangana (Programa Educacional Pré-escolar) na Comunidade de Recife - PE e cuida deste projeto até hoje, mesmo residindo em Fortaleza (CE) e pastoreando a Igreja Batista Shema, na capital cearense.

veja também