MENU

Estudo

Borboletas

Borboletas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

 

borboletasEm tempos de páscoa, a borboleta é um dos meus símbolos preferidos do significado que as mudanças enfatizadas, nesses dias, podem nos proporcionar. Certamente, você precisa de transformações em algumas áreas da vida, senão em todas. Pensar em borboleta é pensar em metamorfose, novas possibilidades, transformações, mudanças radicais. 
 
Impressiona-me o fato de uma lagarta rastejante e “gosmenta” que, após um tempo de reclusão em seu casulo, é transformada em uma bela criatura que embeleza ainda mais a vida ao nosso redor. Acredito em tal transformação porque a ciência já provou e registros estão por todos os lados; caso contrário, eu nunca acreditaria em algo tão extraordinário.
 
Tempos atrás, minha esposa e eu visitamos um borboletário. Ao comprar os ingressos fomos informados que, caso não víssemos borboletas voando, o valor não seria ressarcido. Achamos estranha tal possibilidade e decidimos investigar os motivos para tanto. Aprendemos, naquele dia, que as borboletas utilizam energia solar para o voo.
 
Exatamente! O tempo estava fechado, as nuvens prometiam chuva e, assim, a constatação de um dia sem o brilho do sol era indicativo de que as borboletas estavam reclusas. Tremendo! Não basta ser transformada de uma lagarta em uma linda borboleta, é necessário que a mesma seja alimentada, continuamente, pela energia que vem do alto – do Sol.
 
Gosto de aprender com a borboleta. Podemos obter preciosas lições com este ser impressionante. Penso que Deus criou a borboleta, inclusive, para afirmar a cada um de nós que um recomeço sempre é possível. Não sei se você já se sentiu como uma lesma! Lembro-me que, quando criança, era essa a forma com que identificávamos as futuras borboletas: lesmas. Por que Deus não criou as borboletas sem a necessidade de que um dia as mesmas fossem “lesmas ou lagartas”? Intrigante. No entanto, o fato de ser assim é porque foi o melhor jeito. Então, vejamos quais importantes princípios podem ser aprendidos:
 
Se você já se sentiu enfrentando situações rastejantes sem perspectivas e sem grandes possibilidades de grandes voos, ocasiões em que o risco real desencadeia emoções e alterações comportamentais que beiram a loucura, parecendo que a vida se resume a deixar rastos grudentos pelo caminho, existe uma possibilidade real apresentada pelo Criador – um upgrade: a transformação em uma linda borboleta. É importante lembrar que toda borboleta um dia foi uma lagarta; no entanto, nem toda lagarta se transformará em borboleta. Em nosso caso, entendo que a decisão é pessoal: de um ovo transformado em lagarta viveremos os dias que Deus nos dá rastejando por ai, ou por meio de um casulo transformador (Jesus Cristo) alçaremos voos bem mais altos?
 
Por meio do Senhor da Vida – Jesus Cristo –, podemos ser transformados em novas pessoas. O apóstolo Paulo afirma que, em Jesus Cristo, as coisas envelhecidas são substituídas pelas novidades que o poder ressuscitador, comemorado na Páscoa, nos proporciona. Voltando ao tema do borboletário: as borboletas funcionam a base de energia solar. Assim somos nós: somente com a energia gerada pela luz do Espírito Santo é que conseguiremos voar acima das dificuldades e transmitiremos uma beleza indelével que abençoará a muitos, levando-nos a uma qualidade de vida maravilhosa.
 
Ovo – lagarta – borboleta – brilhar – voar... Em que fase da vida você está? Permita que o brilho de Deus, por meio da ação do Espírito Santo em sua vida, gere energia vital e transformadora em você e, assim, as pessoas que vivem ao seu redor experimentem a beleza da criação de Deus.
 
Rev. Edinei B. Reolon
 
Pastor titular da Igreja Metodista Central em Goiânia, GO
Bacharel em Teologia (UMESP) e Administração de Empresas (PUCC)
Pós-Graduado em "Especialização em Aconselhamento Pastoral" (UMESP)
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições