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"Recall"

"Recall"

Atualizado: Terça-feira, 27 Julho de 2010 as 10:05

Periodicamente, somos alertados por notícias convocando proprietários de determinadas marcas de automóvel para levarem seus carros às concessionárias, onde tais veículos deverão passar por revisões e trocas de peças defeituosas. Dias atrás, uma grande montadora japonesa noticiou que determinado modelo de carro apresentava problemas que colocavam em risco as pessoas que os utilizassem. Um recall (do inglês ''chamar de volta'') é uma solicitação de volta do produto à fabrica ou, no caso da indústria automobilística, concessionária, onde o problema é solucionado e as peças defeituosas são trocadas. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto.

O Código de Defesa do Consumidor contém orientações específicas a respeito deste tipo de serviço, inclusive, legislando sobre o recall compulsório. Em alguns países, consumidores que não atenderem a um recall compulsório podem ser multados. Os recalls também podem ser feitos voluntariamente pelos fabricantes, e nesta hipótese, subentende-se que deveriam estar sujeitos às mesmas condições do compulsório. Por isso, fique atento! Caso o fabricante de algum bem que você possui anunciar um recall, faça-o. Caso contrário, você perderá o direito de reclamar quando o problema manifestar-se e não houver mais solução.

Se você está acostumado a ler artigos de minha autoria, já deve saber onde quero chegar. Isso mesmo! Deus nos fez perfeitos, o projeto original não continha defeito algum, mas infelizmente, um concorrente desleal decidiu sabotar a linha de produção, com isso, todos os produtos de série saíram da fábrica com defeito. Deus, o dono da fábrica, detectou o problema e enviou o próprio Filho-herdeiro-diretor para solucionar, definitivamente, a questão. Tal empreendimento foi um sucesso, e agora, precisamos voltar à concessionária objetivando a troca da peça defeituosa e o aprendizado sobre a forma correta de utilização desta maravilhosa máquina chamada ser humano.

O apóstolo Paulo nos lembra na carta aos cristãos de Roma (Bíblia Sagrada) que todos somos pecadores, temos defeitos (Rm.3:23). Portanto, precisamos de consertos imediatos. Existem pessoas que ao descobrirem que a ''máquina'' não está funcionando bem, procuram a concessionária autorizada (igreja) e passam por uma revisão geral e completa. Outros, mesmo antes de grandes defeitos se manifestarem, compulsoriamente, buscam os meios da Graça, através dos quais têm a possibilidade de uma melhora substancial na qualidade de vida. Mas, infelizmente, tem gente que mesmo sofrendo com os defeitos de fábrica, optam por tentar remendos domésticos, ou pior, buscam aquelas ''oficinas de fundo-de-quintal'', onde os profissionais, ao invés de apresentarem soluções, comprometem ainda mais o funcionamento já precário.

Fique atento! Mesmo que ainda as coisas estejam funcionando bem, cuidado! Para sua segurança, procure a concessionária autorizada mais próxima. Como descobrir uma que seja boa? Encontre pessoas de confiança e pergunte se conhecem alguma. Além disso, ao chegar na concessionária, observe se a mesma utiliza somente as recomendações do manual do fabricante (Bíblia) e se ela é autorizada pelo Filho-herdeiro-diretor da fábrica, Jesus Cristo. Os defeitos de fábrica, quando não solucionados, colocam em risco sua vida, sua família, as pessoas que vivem ao seu redor e acabam por valorizar as atitudes equivocadas do concorrente.

Há um detalhe importante neste serviço de recall celestial. Ele é inteiramente gratuito. Mesmo não sendo culpa do fabricante - Ele alertou para que os proprietários evitassem o concorrente - contudo, providenciou a possibilidade do conserto eterno sem custo algum. A única responsabilidade nossa é cuidar bem da máquina, utilizando-a somente para o fim que se destina. Fazendo as revisões periódicas na concessionária, preventivamente, problemas serão evitados e, um dia, voltaremos para a fábrica, onde estaremos eternamente com nosso Criador e Salvador.

''Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim''. Sl. 51:3

Rev. Edinei B. Reolon

Edinei Beteli Reolon   é pastor titular da Igreja Metodista Central em Goiânia (GO), superintendente Distrital de Goiás. Bacharel em Teologia (UMESP) e Administração de Empresas (PUCC). Pós-Graduado em "Especialização em Aconselhamento Pastoral" (UMESP).  

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