MENU

A Importância da Liderança no exercício de qualquer função

A Importância da Liderança no exercício de qualquer função

Atualizado: Quarta-feira, 3 Novembro de 2010 as 1:40

Ser líder não é fácil, ainda mais quando você não pode determinar quem serão os membros de sua equipe. Liderança é muito mais do que ter um cargo ou ser chefe. É um erro comum achar que "liderança" é uma dominação ou controle sobre pessoas. Ter uma autoridade delegada, necessariamente não faz de uma pessoa um líder.

O líder é aquele que consegue influenciar ou direcionar a equipe sem, obrigatoriamente possuir um "cargo" de liderança. Ou seja, Liderança se conquista, não se adquire por força de um poder outorgado.

Em busca da excelência, a primeira marca de um líder precisa ser o seu caráter. Caráter é a capacidade de mobilizar as pessoas para um alvo comum, inspirando confiança desta equipe. É ser exemplo para os demais membros da equipe.

Apesar de sua inquestionável importância, o caráter precisa ser acompanhado da competência. Em busca da excelência em sua função, o líder precisa fazer com que sua equipe faça o melhor que pode ser feito com os recursos dos quais dispõem. Para atingir alvos, o líder precisa ter visão. E visão advêm do conhecimento de onde se quer "chegar".  Um líder sem uma visão é uma contradição. Uma coisa não pode co-existir sem a outra.

Poderíamos ainda citar a terceira marca de um líder: A combinação. Um líder precisa ter carisma, servir e entender as pessoas. Isto não significa ser complacente com erros, pois muitas vezes um líder terá que tomar decisões duras e difíceis que desagradarão alguns, mas que serão benéficas para muitos. Para isto, será necessário conhecer os mais diferentes comportamentos humanos. Nesta hora, ele terá que decidir pautado na ética dos Valores.

Exemplos deste tipo de liderança saudável são inúmeros na história da humanidade: Moisés, Neemias, Gandhi e Jesus Cristo. Exemplos de pessoas que lideraram multidões motivando confiança, aceitação incondicional, obediência espontânea e envolvimento emocional.

Um líder em ação sempre está insatisfeito com o Status Quo, o que sempre afeta a "zona de conforto" dos que estão ao seu redor. Porém, toda vez que você estudar a vida daqueles que deixaram legados em suas gerações, irá notar o quão indispensável é a figura do líder para o sucesso de qualquer empreitada relevante no mundo em que vivemos.

Eduardo Baldaci de Lima , 44 anos, casado com a Educadora Religiosa Kely Baldaci e Pai de Cyro Eduarddo e Gabryella Kelly, é Pastor Batista desde 1992, cursou o Seminário Teológico Batista de Niterói, graduado em Liderança pelo Haggai Institute em Maui, Hawaii em 2006. Astrônomo Amador Criacionista, sendo um dos 5 registrados pela NASA / JPL no Brasil, apresentador do Programa "De Olho no Céu" na TV. Ass. Leg. MT. Atua desde 2004 como Ouvidor Público no Governo de Mato Grosso, estando no momento como Ouvidor da SEC. ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO.

Contato: www.eduardobaldaci.com / Twitter: @eduardobaldaci

veja também