MENU

O fundo do poço não é o fim

O fundo do poço não é o fim

Atualizado: Quarta-feira, 11 Agosto de 2010 as 11:42

Na semana passada começamos a meditar no Salmo 30, especificamente o verso 5. Ele rico em significados. Hoje, vamos retroceder um pouco e parar no verso 3. Como já afirmamos, parece que o problema do salmista era uma doença grave. Eu escrevi grave? Acho que grave é pouco. A doença era gravíssima!

Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura… (Sl 30:3).

Ele estava nas últimas! Leia o verso 2 e veja a agonia do poeta no momento do sofrimento. Ele grita por ajuda! Entenda bem, não é um clamor simples, é um grito por socorro! A Bíblia Viva diz que ele fez insistentes pedidos. Não foi um, nem dois, ele insistiu! Em vez do fim da vida, ele clama a Deus por uma vida nova!

No verso 8 sua agonia também é retratada. A Bíblia de Jerusalém diz que ele gritava. Esse homem é um exemplo da verdadeira fé! Ele está nas últimas, mas não desiste. O pr. Ricardo Gondin deu uma definição interessante para a verdadeira fé: "A verdadeira fé não é acreditar que o impossível vai acontecer, mas é continuar acreditando mesmo quando o possível não acontecer. Isso é fé." É continuar clamando sempre.

Agora veja o verso 3. Leia-o novamente: Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura… (Sl 30:3). Esse texto é forte! Não sei se você já ouviu a expressão: "…fulano está com o pé na cova" (BV). Esta é exatamente a situação vivida pelo poeta. Muito bem, foi nesta situação que ele foi abençoado por Deus. Observe o início do verso 3: Senhor fizestes subir… Vamos tentar entender o significado original desta expressão.

Vocês já viram aqueles poços antigos de fazendas? Neles a água é tirada com um balde amarrado em uma corda. A expressão "…fizestes subir…" aqui empregada diz respeito a "tirar um balde do fundo de um poço". Esse é o sentido original do versículo. Agora deixa eu te dar uma boa notícia: O fundo do poço não é o fim! Deus é especialista em tirar gente do fundo poço, e trazer de volta pra vida!

Numa casa luxuosa ou caído no fundo de um poço lamacento, nunca duvide do poder de Deus. Ele ainda pode estender a mão para você!

Eleilton William de Souza Freitas   é missionário, casado, e graduando em teologia. É líder do Ministério Jovem da Igreja Adventista da Promessa, no bairro de Vila Maria, em São Paulo.

Contato:   www.fumap.com.br

veja também