MENU

Estudo

Felicidade e Sonho

Felicidade e Sonho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:56

Nosso tempo de vida é muito efêmero, como a neblina pela manhã. Por isso, ninguém deve carregar consigo a ideia fixa de que não é feliz. Tal sensação é uma agressão à natureza humana. Todavia, ninguém pense que a felicidade seja sinônimo de uma vida sem problemas. Isso é devaneio, ingenuidade! Afinal, nossa existência não é um conto de fadas.

Nesta vida, ninguém tem imunidade contra a dor e os dissabores. Só os ingênuos imaginam-se num eterno Éden. Não somos anjos! Depois da Queda, o Paraíso ficou vulnerável ao sofrimento. No entanto, uma coisa é chorar; outra é viver chorando. A tristeza pode ser um momento da nossa existência, mas não deve estender-se por toda a vida. Há ocasiões em que o sofrimento é inevitável, mas ainda assim não podemos aceitá-lo como companheiro eterno.

O tempo todo convivemos com o lúdico e o trágico. Nosso sono deslumbra sonhos e amarga pesadelos. No corpo, convivem a saúde e a doença, o vigor e a fadiga. O coração ama e aborrece, como a alma se alegra e se entristece. O lar pode ser um pedaço do paraíso ou do inferno. A vida reclama a arte do equilíbrio. Tal experiência é adquirida por meio da serenidade, da moderação, do despojamento do eu e da simplicidade.

Afinal, o que é felicidade? Felicidade é um estado de espírito. É paz interior. É a alegria de viver. É uma experiência que não se descreve; apenas se sente e sabe-se que é verdadeira pelo bem-estar da alma. É como um sonho! Um sonho factível.

A felicidade é também um desafio que se renova a cada instante. É a nostalgia que alegra o sonho persistente, entre os altos e baixos inevitáveis da vida. Logo, a felicidade não é apenas sensação, mas sabedoria somada à reflexão e à sensibilidade. É sonhar com os pés no chão, pois a vida é como uma longa estrada a ser percorrida e conquistada. A felicidade é a nossa conquista maior; um lugar que nos espera; um ponto de chegada.

A felicidade é possível porque é um sonho que não acaba se repete!  Ela vai além do sonho para converter-se em um projeto de Deus, que deseja ver o homem feliz. Sim, Ele quer ver-nos felizes, plenamente felizes. Por isso, o Senhor não nos prometeu apenas momentos de alegria, mas uma eternidade de regozijo. Aí, o que sonhávamos será convertido em realidade.

Pr. Estevam Fernandes de Oliveira

Estevam Fernandes   ingressou no Seminário Teológico de Recife (PE) ainda jovem, em 1976, influenciado pelo seu irmão, Eli Fernandes (atualmente também pastor). Em1980, ainda seminarista assumiu o cargo de pastor auxiliar temporariamente na Igreja de Ilhéus (BA). Atualmente pastoreia a Primeira Igreja Batista de João Pessoa (PB).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições