MENU

Semeando Esperança

Semeando Esperança

Atualizado: Quarta-feira, 12 Janeiro de 2011 as 5:06

A esperança é combustível - é o combustível da alma! Assim como é impossível movimentar uma frota de carros, de aviões, de navios ou de outros veículos a motor, sem combustível, também não é possível imaginar o ser humano movendo-se sobre a terra, debruçado sobre os desafios da vida, sem a esperança. Esperança é combustível; o combustível da alma!

em a esperança, tudo para; tudo fica congelado, como um tempo sem o amanhã. É a esperança que nos faz pensar no próximo minuto, no próximo passo, na próxima tenta¬tiva. Ela é o fôlego da vida. É a inspiração que fecunda os sonhos e a respiração que os mantém vivos e os faz acontecer. A esperança e a vida se confundem. Uma não existe sem a outra. Por isso, a esperança é semente. É a vida em potencial.

Com grande propriedade, o apóstolo Paulo afirmou que a esperança não traz confusão (Romanos 5:5); com ela, a ordem sempre emerge do caos. A semente será sempre mais forte do que a pedra que a tenta esmagar. De onde ninguém espera, brota a vida; da imensidão das trevas, nasce a luz; das impossibilidades aparentes, surge sempre uma solução. É a esperança que não desiste.

A vida não é fácil. Geralmente, perdemo-nos em meio aos labirintos escuros das surpresas desagradáveis que nos vêem com ar de destruição. Por isso, quem não tem esperança, já é um perdedor; deixou-se vencer antes mesmo de começar a lutar.

A esperança é amiga da paciência. É filha legítima da fé, e é parceira inseparável da perseverança e da determinação. Por isso tem razão a sabedoria popular quando afirma: "quem espera sempre alcança".

Ter esperança, portanto, é a condição primeira para tornar-se uma pessoa vencedora. Sem ela, diante de todas as adversidades da vida, especialmente diante daquelas que fogem ao nosso controle, não há como triunfar.

Ter esperança é manter a luz acesa. É não curvar-se diante da escuridão, e ver tudo sem enxergar quase nada. É olhar para dentro de si e não perder os sonhos de vista. É ver-se quando ninguém o percebe mais. É esforçar-se para manter-se vivo, ainda mais quando tudo conspira contra a vida.

Quem ama, quer viver; quem vive, precisa de fé e de esperança. Todavia, é impossível manter a fé em Deus sem ter nos olhos o brilho da esperança. Esperar é olhar sempre na direção do amanhã. É confiar no Senhor, e não ter medo do futuro.

Deus é a fonte de toda a verdadeira esperança. Quem n'Ele espera, jamais fica confundido. A essência da fé não depende das liturgias da nossa religiosidade exterior, institucional; ela emana de uma espiritualidade sadia, fundada na mais solene liturgia da alma: a fé, a esperança e o amor. Lembre-se: semear esperança é plantar o futuro!

Pr. Estevam Fernandes de Oliveira

Estevam Fernandes   ingressou no Seminário Teológico de Recife (PE) ainda jovem, em 1976, influenciado pelo seu irmão, Eli Fernandes (atualmente também pastor). Em1980, ainda seminarista assumiu o cargo de pastor auxiliar temporariamente na Igreja de Ilhéus (BA). Atualmente pastoreia a Primeira Igreja Batista de João Pessoa (PB).

veja também