MENU

Estudo

De herói a vilão

De herói a vilão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

“(...) e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus”. (Jz. 13:5- parte c.)

Sansão, cujo nome significa “filho do sol”, nasceu mediante promessa divina (13.5). Deus havia anunciado que ele começaria a livrar a Israel da opressão dos filisteus (v. 5). Ele seria, na ótima humana, o herói dos israelitas. Na Bíblia, uns se destacam pela beleza física (José do Egito, Absalão e Saul), outros pela sabedoria (Salomão, Paulo etc.) e outros, pela bravura (Jefté, Davi etc.); mas Sansão se destaca pela força física, que, diga-se de passagem, era algo fora do comum! Força de derrubar leão!

Mas este homem, cujo nascimento foi formidável, cuja vida foi consagrada ao Senhor (v.7) e cuja força libertaria o seu povo da opressão inimiga, abandonou aquele que tem todo poder no céu e na terra; rejeitou os princípios divinos, tratava seus votos de nazireado de forma relaxada e relacionava-se com os pagãos filisteus a ponto de tomar dentre eles, mulheres para si. Sansão estava trilhando caminhos perigosos! Ele via em Dalila a formosura de seu corpo, a beleza de seu rosto e sentia a sensualidade da sua voz, mas não enxergava a falsidade de seus lábios, muito menos a real intenção do seu coração traiçoeiro. Ele não imaginava a enrascada em que estava se metendo! Ele não sabia que sua força física de nada adiantaria se o pecado já havia lhe dominado. Já não era mais um herói, mas vilão. O Senhor o abandonou à própria sorte (16.20) e sua queda foi inevitável. O pecado minou todas as suas forças (16.21).

Saiba que Deus olha para nós de forma individual. Ele sonda os corações de cada um; Ele vê a nossa tristeza quando a disfarçamos com sorrisos; vê o nosso ódio camuflado em “amor” e o nosso pecado por trás da “capa de santidade” que há em nós. Portanto, não abandone o teu Deus; não faças pacto com o pecado e não se prenda a ele, porque igualmente a uma sanguessuga, minará as tuas energias. Cuidado com as armadilhas! Seja fiel a Deus! Lembre-se: ¹ não é dos fortes a vitória... mas dos fiéis e sinceros (...).

Infelizmente, Sansão não enxergou o seu fracasso, mas você agora tem a oportunidade de mudar os rumos da sua vida. Busque a santidade do Senhor! Não abandone a Palavra nem a oração! Busque ao Senhor e você o encontrará (Is. 55:6).

Jailton Sousa Silva (Maranhão)

¹ hinário Brados de Júbilo, n° 20.

Jailton Sousa   é missionário da Igreja Adventista da Promessa. Também atua no Departamento de Educação Cristã (DEC) da Igreja Adventista da Promessa, em São Paulo-SP, e colabora com artigos para o site da FUMAP (Federação das Uniões da Mocidade Adventista da Promessa).

Blog:   http://www.jailtonsousa.blogspot.com/

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições