MENU

A unção de 1000 homens

A unção de 1000 homens

Atualizado: Segunda-feira, 13 Setembro de 2010 as 5:26

Hoje vou lhe revelar um segredo precioso, e será algo que irá transformar completamente a sua vida, como fez na minha. Você irá conhecer um poder sobrenatural e exclusivo que vem de uma unção especial que muitos nunca ouviram falar e por isso não a conhecem. Quem a possui é capaz de vencer qualquer obstáculo, mesmo o mais intransponível, e de derrotar o mais perigoso inimigo.

É comum esperamos aprender coisas maravilhosas da parte de Deus através de célebres personagens que estão em Sua palavra: Abraão, José, Davi, Elias... Mas quem nos ensinará este segredo é um rapaz simples, desconhecido e que aparece pouco na Bíblia, mas que, através de um único gesto, pôde salvar, além de sua vida, sua nação da morte. Você sabe quem é? Tem algum um palpite? Vamos então ao texto:

Depois dele, Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram em Leí, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas; e o povo fugia de diante dos filisteus. Pôs-se Samá no meio daquele terreno, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou grande livramento. 2 Samuel 23: 11 e 12.

O nome dele é Samá, cidadão comum, agricultor, que a Bíblia menciona como um dos valentes de Davi, e isso por um motivo muito especial.

O povo de Israel sempre foi agrícola, e em quase todo o tempo plantava para comer e manter os seus alimentados. Neste momento da história, estavam plantando lentilhas, que se parecem um pouco com ervilhas.

Ano após ano semeavam a terra, plantavam, regavam e oravam a Deus para que o fruto do seu trabalho fosse abençoado e assim tivessem uma boa colheita. Mas infelizmente, sempre que estavam prestes a colher sua bênção, sua lavoura, o inimigo filisteu vinha e destruía tudo. Quando começavam a cantar regozijando-se pela bênção do fruto, o exército inimigo ouvia e este era o sinal para a destruição: O Louvor.

No dia em que o texto acima relata, Samá toma uma atitude inusitada: coloca-se no meio do campo enquanto todo o povo fugia. Conjeturando, imagino que o povo deveria estar puxando Samá ou chamando-o de maluco por tomar tal atitude insana, mas na mente dele havia descontentamento e frustração por saber que mais uma vez o inimigo iria destruir aquilo de mais precioso que Deus havia dado a ele, aos seus e a seu povo: o alimento que manteria a sobrevivência de todos.

A Bíblia diz que ele se posicionou e esperou o exercito vir, mas não menciona se tinha escudo, espada, lança, bazuca, canhão, arma nuclear etc... Diz que Samá simplesmente se posicionou. Acredito que Samá estava cansado de perder, de orar sem nada fazer, sem reagir. A indignação era tanta que ele não quis saber se estava armado ou não, mas decidiu proteger o que Deus havia lhe dado. A Bíblia diz que naquele dia “O Senhor efetuou grande livramento”; em outra tradução, diz que Deus deu a Samá “A unção de 1000 homens”, pois ele sozinho, um só homem, derrotou todo o exercito filisteu.

Você deve estar se perguntando: o que isso tem haver com a sua vida? Não sou agricultor e detesto ervilha. Mas eu te respondo: você, tal como Samá, tem um (ou vários) campo(s) de lentilha(s) para defender. Exemplos:

Seus filhos são o seu campo de lentilhas, e se você não defendê-los, o inimigo, na forma de traficante ou gigolô, irá destruí-los.

Outro campo de lentilhas é o seu marido ou esposa. Se você não protegê-lo(a), amando(a), respeitando(a), satanás virá na forma de filisteu, destruirá o seu campo na forma de amante e você o(a) perderá para sempre.

Seu emprego também é o seu campo de lentilhas. Se você orou e pediu tanto ao Senhor um sustento para você e também os seus, você deve louvá-lo e não murmurar, reclamando o tempo todo, dizendo que aquele não é o emprego que você pediu. Pode chegar a hora em que o inimigo pode destruir este campo de lentilhas que o Pai te concedeu.

Enfim, o segredo é se posicionar. Não é questionar se você tem ou não armas, se você é capaz ou não, se existe chance ou não de você vencer... A Bíblia diz:

Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7

Deus não diz que você tem que lutar sozinho, mas que você precisa resistir, e para resistir você tem que se posicionar. Quem se posiciona não foge com medo de tudo e todos, mas confia em Deus, que é quem nos capacita e também é a nossa força: Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Isaias 40:29.

Deus te chama para ser Samá. O Samá que resiste, o Samá que protege, o Samá que se posiciona. Quem sabe se a partir do momento em que você agir assim, protegendo e agradecendo tudo o que Deus já te presenteou em bênçãos, ele não te dará coisas maiores e te colocará em lugares mais altos?

Em Cristo,

Pr. Marcos Góes

Marcos Góes   é pastor, cantor, compositor e capelão da United Chaplains State of New York. Já viajou por todos os estados do Brasil, além de Estados Unidos e Europa. Prega o evangelho, ministra o louvor e é conferencista em congressos de adoração. 

veja também