MENU

Entre os sonhos e as fantasias

Entre os sonhos e as fantasias

Atualizado: Quarta-feira, 22 Dezembro de 2010 as 2:53

"Pelo contrário, Deus fala de um modo, sim de dois modos, mas o homem não atenta para isso. Em sonho ou em visão de noite, quando cai o sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama, então, lhes abre os ouvidos e lhes sela a instrução, para apartar o homem do seu designo e livrá-lo da soberba; para guardar a sua alma da cova e a sua vida de passar pela espada ". Jó 33: 14 a 18

Contrariando em muito a idéia de alguns, Deus não usa palavras em vão e nem se manifesta inutilmente. Infelizmente muitos acreditam que Ele se dirige a nós para dizer coisas tão triviais como “com quem iremos casar”, “quando poderemos trocar nosso carro por um melhor” ou “que iremos ser milionários esbanjando prosperidade pra todo o lado”.

Quando o Senhor se manifesta é para nos comunicar algo sempre de extrema importância, e não para usarmo-lo como uma “caixinha de promessas” ou “horóscopo”, sendo para única e exclusivamente satisfazer os nossos desejos e vontades. Como diz acima no texto de Jó, Deus quer nos instruir para nos apartar do designo mal e livrar-nos da soberba e também guardar a nossa alma da morte e da espada, e não para coisas que são de nossa inteira opção e responsabilidade escolhermos.

Por isso dizemos muitas vezes que estamos “sonhando os sonhos de Deus”, mas na verdade estamos vivendo as nossas próprias “fantasias humanas”. Não devemos nos iludir, os sonhos de Deus sempre nos levarão a um avanço e enlevo espiritual para nossa vida e nunca para satisfazer os nossos desejos carnais. Sonhos de Deus estão endereçados àqueles que têm um propósito junto a Ele e confiam Nele, vivendo diariamente em comunhão com o Pai e entendendo o seu querer para a sua própria vida.

Sei que todos, inclusive eu, queremos receber as respostas que almejamos e que há muito desejamos. Gostaríamos, se fosse possível, que um anjo descesse e nos falasse pessoalmente como devemos agir ou proceder em determinada situação para termos total sucesso, e também como e quando conseguiremos conquistar nossa vitória ou receberemos isso ou aquilo. Uma palavra me consola: que se estivermos em Deus somos mais que vencedores e que se firmamos a nossa vida em sua palavra seremos bem sucedidos.

Por isso devemos ser mais espirituais e menos místicos e vivermos na vontade de Deus, não querendo encurtar o caminho com sonhos que não são Dele, mas de uma “feijoada” muito pesada que comemos na noite anterior.

Sonhemos, pois, os Sonhos de Deus e não as fantasias dos homens.

Em Cristo,

Pr. Marcos Góes

Marcos Góes   é pastor, cantor, compositor e capelão da United Chaplains State of New York. Já viajou por todos os estados do Brasil, além de Estados Unidos e Europa. Prega o evangelho, ministra o louvor e é conferencista em congressos de adoração.   

veja também