MENU

Chamado de Deus x Chamado do Homem

Chamado de Deus x Chamado do Homem

Atualizado: Quinta-feira, 5 Agosto de 2010 as 2:58

Por que tenho tanto problema com algumas pessoas que estão no ministério que Deus me deu?

Gênesis 12:1

"Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei."

Atos 13:2

"E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado."

O que tem em comum Gênesis 12:1, Atos 13:2 e as vezes o ministério que Deus nos confiou?

Quando Deus nos chama, Ele nos unge e nos capacita para serví-lo. Sem essa unção que provém do chamado de Deus, nós não teríamos força nem capacidade para ser instrumento em Suas mãos. Vamos ver o que aconteceu com Gênesis 12:1 caminhando para Gênesis 12:4. "Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele." O SENHOR chamou Ló? Não! Se o SENHOR chamou Abrão, quem chamou Ló? Ou foi um chamado de Abrão ou ele se ofereceu. Nos dois casos, o chamado não foi de Deus e sim de homem, e sendo assim (chamado de homem) Ló não teria unção para essa caminhada, seria dificultoso ir com ele. Abrão não entendeu essa parte:

- Sai da tua parentela e teria problemas por não ter entendido.

Gênesis 13:7 e 8. "Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os Cananeus e os Ferezeus habitavam essa terra. Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados."

Abrão é aqui um homem verdadeiramente de Deus, sujeito a erros porque é humano e como líder poderia ter evitado essa contenda se tivesse conseguido entender e obedecer a Deus na íntegra.

O que aconteceu em Atos 13:2 mostra o que não poderia ter acontecido em atos 13:5. "Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas judaicas; tinham também Jõao como auxiliar."

O que disse o Espírito Santo? Separai-me, agora, Barnabé e Saulo. Ele não disse separai-me, agora, Barnabé, Saulo e João Marcos. Essa é a mesma situação de Abrão. Deus nos chama para um trabalho, nos unge, nos capacita e nós muitas vezes atrapalhamos o trabalho perfeito de Deus chamando outras pessoas como se fôssemos Deus. Não vai ser bênção no ministério quem for chamado por homem sem a permissão de Deus.

Atos 12:13 "E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros dirigiram-se a Perge da Ponfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém."

João foi embora, não aguentou, e mais para frente aconteceu por causa desse chamado humano a primeira briga entre Barnabé e Saulo porque um queria levar de novo João e o outro queria deixá-lo. São três homens de Deus aqui, mas nesse momento não cumpriram exatamente o que foi anunciado pelo Espírito e acrescentaram pessoas que não estavam ungidas para aquele trabalho. Muitas vezes temos problemas em nossos ministérios. As vezes, vale a pena "dar marcha ré" e relembrar qual foi exatamente o chamado de Deus e o que nós líderes fizemos a mais ou a menos do que o Espírito nos mandou. Pode ser que venhamos a nos surpreender ao perceber que aquele irmãozinho ou irmãzinha que tanto trabalho dá, na verdade é fruto da nossa distração e ou desobediência de líder de chamar pessoas que Deus não chamou. Fiquem com Deus.

Mariela Maia é formada pelo Conservatório Musical Campinas ''Vitória Régia''. Trabalhou como integrante concursada do corpo de baile da ''Casa de cultura de Valinhos'', lecionou por 18 anos dança do ventre e dança folclórica árabe. Hoje, reúne seu conhecimento de 31 anos na dança para lecionar aulas, workshops e palestras para ministérios de dança evangélica.

veja também