10 passos para transformar o banho em pura diversão

10 passos para transformar o banho em pura diversão

Atualizado: Quarta-feira, 25 Agosto de 2010 as 10:30

Ainda na maternidade, pouco tempo após o nascimento, o bebê recebe seu primeiro banho, dado pelas enfermeiras para retirar os resíduos da placenta. Daí em diante, o bebê deve tomar banho diariamente, de preferência no horário mais quente do dia , ensina Remaclo.

Em casa, o banho do bebê deve ser sempre bem planejado. Tudo precisa ser feito no mesmo local, desde o momento de tirar a roupinha, até a hora de vesti-lo novamente.  Deixe o telefone e a campainha tocarem e aproveite a ocasião!

Confira dez passos para o banho perfeito:

1. Tenha tudo de que vai precisar à mão. Banheira infantil, sabonete neutro e uma fralda de pano para enxugar (ou uma toalha bem macia). Para antes e depois do banho, toalha, algodão, creme contra assaduras, fralda descartável e roupinhas limpas.

2. Após desinfetar a banheirinha com álcool, coloque água até a altura de, no máximo, 15 cm. O ideal é usar uma banheira rasa, para que o umbigo não fique debaixo da água e corra o risco de se reidratar , adverte Remaclo. No primeiro mês, a água deve ser fervida e as mãos de quem vai dar banho devem estar muito limpas. A partir do segundo mês, pode-se usar água apenas filtrada.

3. Cheque a temperatura da água com atenção: ela não pode estar nem muito quente, nem muito fria. Teste a temperatura mergulhando seu cotovelo ou pulso na banheira. Se estiver bom para você, estará bom para o bebê.

4. Cuidado para não contaminar a água. Ao retirar a fralda, limpe a região genital do bebê com algodão umedecido em água e sabonete. Enxágüe com algodão embebido somente em água. Assim, ele estará prontinho para entrar na banheira.

5. Coloque o bebê sobre um de seus braços. Com firmeza, seu antebraço deve apoiar a cabeça do pequeno, enquanto sua mão apóia o bumbum. Fique atenta para a duração do banho, que não deve ultrapassar 5 minutos.

6. Mergulhe o bebê na água. Se ele parecer desconfortável, envolva uma fralda de pano em seu corpinho. Assim que ele se acostumar, retire a fralda.

7. Com a mão livre, comece ensaboando delicadamente a cabeça e rosto do bebê, tomando cuidado para não deixar entrar água ou sabonete nos ouvidos e olhos.Enxágüe com a água da banheira. Em seguida, ensaboe o tronco, braços, pernas, pés, virilha e dobras da pele. Enxágüe novamente.

8. Coloque o bebê de bruços, agora com seu antebraço apoiando o tórax e sua mão firme sob o braço do bebê. Lave as costas, o pescoço, o bumbum e enxágüe.

9. Banho terminado, enxugue o bebê rapidamente com uma fralda de pano ou toalha bem macia. Atenção para não deixar as dobras da pele úmidas, o que pode facilitar infecções e micoses.

10. Coloque a fralda e a roupinha. Use uma escova especial, de cerdas bem macias, para pentear os cabelinhos.

veja também