10 truques para manter a pele bonita e saudável

10 truques para manter a pele bonita e saudável

Atualizado: Segunda-feira, 4 Fevereiro de 2008 as 12

Algumas atitudes simples na sua rotina podem fazer uma grande diferença na sua pele. Abaixo seguem 10 truques bem fáceis para você colocar em prática agora mesmo e manter a beleza da sua pele por muito mais tempo.

1) Alimentação: O cuidado com a pele começa de dentro para fora. Prefira uma dieta balanceada usando todos os grupos alimentares. A ênfase maior é nas fibras. Coma verduras e frutas com casca, que melhoram o funcionamento do intestino, o que é meio caminho para uma pele bonita. Por outro lado, reduza gorduras, frituras, açúcares e carne vermelha.

2) Água: Se você não repuser os líquidos dos quais a pele precisa para eliminar toxinas e detritos do organismo, não adianta nada enchê-la de cremes. Recomenda-se ingerir dois litros de água por dia, cerca de oito copos.

3) Vida saudável: A pele é o espelho dos seus hábitos. Fazer exercícios não é bom apenas para perder gordurinhas incômodas. O esforço físico estimula o metabolismo do tecido e combate o estresse, outro grande vilão da saúde da sua pele, causador, inclusive, da acne.

4) Dormir: Falando em estresse, nada melhor do que dormir para repor as energias. Uma boa noite de sono é um verdadeiro tônico para a pele, favorecendo a nutrição e a desintoxicação do organismo.

5) Nada de vícios: Os males do cigarro para a pele são evidentes: pioram a oxigenação do tecido e, por conseqüência, agravam problemas como inflamação e ardência. Moderar as bebidas alcoólicas é outro grande favor que você faz para sua pele.

6) Proteção solar: Para a dermatologista Norma Porfírio, o sol provoca 80% das rugas. Por isso, não adianta torcer o nariz, você tem que usar filtro solar mesmo fora das praias. O conselho vale também para os ambientes fechados dos escritórios, porque muitas lâmpadas emitem raios ultravioleta.

7) Limpeza: A higienização da pele do rosto é diária, e necessária, pela manhã e à noite. Lave-a com sabonete neutro e água fria. A água quente resseca, pois retira a gordura protetora da pele. Depois, aplique uma loção tônica para equilibrar o pH. Nas peles oleosas e com acnes, o ideal é usar um adstringente.

8) Hidratação por fora: Não vá escolhendo o hidratante sem antes identificar o seu tipo de pele. Para isso, o melhor é ouvir um médico ou esteticista. Para quem tem peles oleosas, é proibido passar cremes. Deve-se optar por uma emulsão gel. À noite, reforce a hidratação com um nutritivo, produto que contém mais ativos.

9) Corpo: Hidrate todos os dias, com especial atenção para colo, cotovelos, joelhos, mãos e pés. Uma vez por mês, faça gomagem para remover as células mortas em uma clínica ou em casa, no próprio banho, usando um esfoliante com microesferas.

10) Revisão geral: Todo mês, procure um profissional para uma limpeza de pele que vai extrair cravos e espinhas que assombram seu rosto e aplicar máscaras calmantes. Se você não está podendo gastar muito uma boa dica é colocar no rosto gaze com chá gelado de camomila.

FONTE: REVISTA PLÁSTICA E BELEZA

Postado por Nany de Castro

veja também