15 dicas para você dar uma nova cara a sua casa - Coluna Simone Camillo

15 dicas para você dar uma nova cara a sua casa - Coluna Simone Camillo

Atualizado: Quarta-feira, 4 Fevereiro de 2009 as 12

Aproveitando o clima de Ano Novo vamos dar uma nova cara a sua casa? E o melhor é que para isso você não precisa de grandes investimentos! Para ajudá-lo indico os primeiros passos:

1) Comece pela arrumação de armários, gavetas e baús. Elimine o que não é necessário. Conte com a ajuda de caixas e acessórios organizadores para deixar tudo em ordem.

2) Troque as fotografias de molduras e porta-retratos já existentes por novas fotos ou gravuras.

3) Aproveite para pintar aquelas paredes que estão precisando, mude as cores. Hoje existem lindos adesivos de parede, eles podem transformar os ambientes com rapidez e sem gastar muito. O resultado é surpreendente.

4) Renove as almofadas, capas e xales do sofá. Se não quiser se desfazer de suas almofadas, já existem refil e capas vendidas separadamente para renová-las. Se o seu sofá e almofadas possuem capas laváveis, é uma ótima hora para deixar tudo limpo.

5) Encontramos no comércio diferentes tipos de vasos e cachepos de plantas, tanto para pisos como paredes, com flores, plantas ou apenas decorativos. Será que não está na hora de replantar ou renovar as espécies de plantas da sua casa? Isso poderá dar novos ares a ela.

6) Invistam nos móveis de apoio como carrinhos ou mesinhas laterais. Eles são super práticos como apoio e podem ser um lugar a mais para guardar seus objetos com organização.

7) Espelhos de parede, grandes ou pequenos, podem dar mais sensação de movimento ou ampliar os ambientes. Pequenos espelhos ficam bem quando instalados em maior número (no mínimo dois). Existem também os decorativos, em formatos diferentes e divertidos, que podem contribuir com a alegria da casa.

8) Novas cortinas e persianas podem ser uma boa opção para renovar os ambientes. Se optar por não trocá-las, lave as que estão sendo utilizadas. Cortinas de contas e móbiles são ótimas para quartos de crianças, pois são muito mais alegres. Podem ser instalados junto a uma parede vazia, de modo a preenchê-la ou mesmo para dividir ambientes. Lembrando também que as cortinas de Box voltaram com tudo, principalmente para banheiro social ou de crianças.

9) Organize suas revistas e jornais com porta-revistas. Eles podem estar acoplados às mesas, fixos às paredes (sem ocupar espaço) ou apoiados no chão, ao lado do sofá.

10) Os murais de fotos e recados podem ser grandes aliados das crianças na volta às aulas, além de deixar o quarto muito mais bonito. Eles não ocupam espaço e permitem que os lembretes de tarefas fiquem bem à vista. Também são ótimos para colocar fotos.

11) A simples troca de colchas e edredons das camas pode mudar todo o estilo do dormitório. As estampas podem ser combinadas com os tons das paredes e com os tapetes.

12) Não se esqueça de verificar os tapetes dos ambientes de maior tráfego como salas de estar e jantar. Trocá-los pode renovar os ambientes e dar a sensação de maior conforto e higiene. Lembre-se que os tapetes devem ser compatíveis com os tamanhos dos ambientes.

13) A cozinha também pode ser renovada sem mudar o mobiliário. Organize-a com a ajuda de novos acessórios como barras metálicas suspensas. Elas deixam tudo à mão na hora de cozinhar e ainda liberam espaço na bancada.

14) Nichos de parede e prateleiras são ótimos para desocupar bancadas e armários. Objetos como livros, CDs e DVDs ficam suspensos nas paredes sem ocupar espaço.

15) O uso de uma peça clássica do design mundial ou ate mesmo uma peça antiga, pode dar um charme todo especial ao ambiente.

Aproveite essas dicas para renovar sua casa e também como uma terapia pessoal.

Simone Camillo é profissional na área de decoração e arquitetura há 15 anos, formada em Decoração de Interiores pela Escola Panamericana de Art. Escreve com freqüência em publicações como as revistas "Flash Casa e Decoração", "Pequenos Ambientes", "Banheiros e Lavabos" e "Vale Design", e o site www.primeiralinhabanheiros.com.br  

Contato:

[email protected]

veja também