7 dicas para lidar com as crianças

7 dicas para lidar com as crianças

Atualizado: Sexta-feira, 11 Novembro de 2011 as 4:05

A Igreja Universal do Reino de Deus desenvolve um trabalho que auxilia para a formação cristã e moral das crianças que frequentam os templos em todo o mundo, oferecendo aos filhos dos membros e visitantes o apoio de educadores da Educação Bíblica Infantojuvenil (EBI). Mas para que esses objetivos sejam alcançados, é preciso que a tia- forma como as colaboradoras são chamadas pelas crianças- estejam bem preparadas.

Abaixo, seguem 7 dicas essenciais para que a permanência dos pequeninos na sala de aula seja produtiva tanto para eles como também para as voluntárias:

1 – Levar Jesus para as crianças Se a tia não estiver em espírito como poderá passá-lo para as crianças. A tia não ganha a criança para ela, mas pra Jesus. Por isso, repreende e elogia na hora certa. Não adianta inventar mil brincadeiras e não levá-las ao caminho, verdade e vida. “…Quem receber esta criança em meu nome a mim me recebe;…”  (Lucas 9:48)

2 – Não tratar a EBI como “depósito de crianças” Muitas tias pensam: “as crianças só estão aqui para não atrapalhar a reunião do pastor”. Então ela se senta e deixa as crianças “à vontade”, sem perceber o erro que está cometendo. O planejamento é a direção de Deus para a aulinha. “…mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.” (Provérbios 29:15)

3 – Ser aplicada Chegar atrasada, não ler e meditar no planejamento, não preparar o material da aulinha, são exemplos de tias que não se aplicam em fazer o melhor para Deus e para os pequeninos. “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!…” (Jeremias 48:10)

4 – Deixar seus problemas do lado de fora da EBI Todas as pessoas enfrentam lutas e dificuldades, mas levar isso para dentro da EBI só faz a tia ficar nervosa, além de não ajudar em nada no trato com as crianças. Sempre ore sozinha, antes de chamar as crianças e deixe seus problemas na mão de Deus.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28)

5 – Ensinar às crianças a importância da fidelidade a Deus “Eles são muito pequenos para aprender sobre dízimo e ofertas”. Esse é o pensamento errado que faz muitas crianças se desviarem da fé na medida em que vão crescendo. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

6 – Ser limpa e organizada Não deixar as crianças riscar, sujar a parede ou carteiras. Acabou a aulinha, é responsabilidade de que a tia limpe e organize a sala para a próxima turma. O material da EBI pertence ao Senhor Jesus, por isso, seja zelosa. “Pois o zelo da tua casa me consumiu,…” (Salmos 69:9)

7 – Clamar por essas pequenas vidas As crianças passam por vários problemas e sofrimentos. A oração, o clamor e o jejum da tia por elas podem fazer toda diferença na vida dos pequenos. “Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama, como água, o coração perante o Senhor; levanta a ele as mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas.” (Lamentações 2:19)     FOnte: Arca Universal

veja também