7 hábitos dos profissionais eficazes

7 hábitos dos profissionais eficazes

Atualizado: Terça-feira, 4 Maio de 2010 as 4:52

Atitudes poderosas que tranformam você em uma profissional bem-sucedida e feliz no trabalho

1. Seja proativo

Nada de se concentrar apenas em suas tarefas! Procure demonstrar competências extras à atividade que desenvolve.

Fique atenta às novidades que terão resultado para você e para a empresa; reflita sobre o que pode ser feito para melhor o departamento ou a firma.

Fique ligada ao que se pode aprender e ser desenvolvido de um jeito novo. Acredite: sempre há coisas diferentes!

O segredo de um profissional proativo é não apenas sugerir inovações ao chefe, mas já fazê-lo com plano de desenvolvimento e solução.

2. Tenha em mente seus objetivos

As profissionais que realmente avançam na carreira são as que têm um objetivo. Estabeleça suas metas e, para atingi-las, planeje.

No dia a dia, imagine a cena dos passos necessários para realizar a tarefa. Se precisa entregar relatórios em dois dias, imagine todas as etapas, do começo ao fim. Isso ajuda você a saber onde quer chegar e como fará para conseguir.

3. Estabeleça prioridades

Para desenvolver as tarefas diárias devemos ter prioridades. Quando não sabemos por onde começar, temos a sensação de que não vamos conseguir terminar nada. Porém, atenção: mais do que ordenar tarefas, priorizar significa excluir da lista o que não é tão importante.

Tudo o que você faz é sempre para ontem? Então, algo está errado. Para melhorar, pense nos resultados daquilo que produz. Nesta empreitada, vale conversar com o chefe; se ele valoriza qualidade de vida e bons resultados, na certa pensará em soluções para o problema.

Por fim, avalie como seu tempo pode ser dividido entre família, trabalho, amigos. Aos poucos, você aprenderá a distinguir o que realmente importa ou não naquele momento, administrando as atividades futuras.

4. Vença em equipe

Atue de forma para que todos se deem bem - você, a empresa, os colegas. Muitos pensam que precisam ganhar um jogo dentro da companhia; passam a ver os parceiros como adversários e desperdiçam energia nisso. Mal sabem que ganhar o jogo é encontrar maneiras de alcançar os resultados EM EQUIPE...

5. Compreenda para ser compreendida

Se quer que as pessoas a compreendam, trate de ouvi-las atentamente e de descobrir como pensam. Assim, saberá como falar com elas do jeito mais produtivo. Aí, será entendida e, sobretudo, atendida.

6. Faça o todo ser mais importante

Trabalhe a capacidade de, em grupo, gerar resultados melhores do que se estivesse fazendo tudo sozinha. Se precisa desenvolver um trabalho criativo, chame pessoas diferentes, para gerar mais pontos de vista. Se busca produtividade, convide figuras com pensamentos iguais. Em todas as situações, quando há compreensão, os indivíduos encontram soluções muito melhores do que se estivessem fazendo algo sozinhos. Procure unificação entre os colegas de trabalho: isso garante o seu sucesso também.

7. Renove-se sempre

Por melhor que você seja naquilo que faz, precisa sempre se renovar. Há duas maneiras de fazê-lo.

A primeira exige uma ação contínua e a longo prazo. Envolve ficar atenta a novas melhorias, tanto no lado pessoal como profissional. Ou seja, busque novos cursos e especializações e tenha seu momento de lazer.

A outra renovação é diária e tem a ver com equilibrar os dois tipos de energia que possuímos: a relacionada aos trabalhos mentais e a outra, referente aos trabalhos físicos. Então, se sua profissão exige que passe o dia sentada diante do computador, você precisa mexer o corpo (caminhar, andar de bicicleta...).

Mas se a carreira requer esforço físico, que tal ler um livro ao chegar a casa? Você ficará impressionada em como, ao atingir esse equilíbrio, sua produtividade aumentará.

Aprenda a se exercitar

. Preste atenção ao modo como você e seus colegas falam; quantas vezes ouve ''não posso''? Realmente não era possível?

. Liste metas pessoais e profissionais e selecione uma para alcançar na próxima semana. Repita isso sempre!

. Escolha alguém com visões diferentes da sua. Pense em como usar as divergências para atingir soluções alternativas. Isso otimiza o trabalho em equipe.

Para saber mais

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey (Ed. Best Seller, R$ 39,90).

Por Alessandra Moura

veja também