A decisão de casar gera a tomada de decisões para que o casamento saia conforme o sonhado... - Coluna Ludmilla Rangel

A decisão de casar gera a tomada de decisões para que o casamento saia conforme o sonhado... - Coluna Ludmilla Rangel

Atualizado: Segunda-feira, 20 Julho de 2009 as 12

Olá! Como é bom estarmos novamente compartilhando de tudo o que envolve um dos dias mais sonhados na vida de um casal: O CASAMENTO!

Lendo e buscando informações, descobri que o vestido deve ser decidido com no máximo oito meses antes do casamento, então corra e escolha o seu! É claro que muitos casais decidem casar com pouco tempo de namoro e isso torna os prazos ainda mais enxugados. Com certeza isso traz correria para a noiva, que deve decidir muiiiiitas coisas em menos tempo. Sem falar na dificuldade de encontrar disponibilidade de data da igreja e fornecedores desejados. Por isso, é de extrema necessidade que se tenha uma empresa para auxiliar nas escolhas e cumprimento do check-list dentro dos prazos. Como vocês já sabem, escolhi a Inovar Eventos para a assessoria, que diga-se de passagem, é indispensável para qualquer casamento, principalmente para as noivas que não tem tanto tempo de pesquisar empresas. A Inovar continua aqui presente para nos dar alguns esclarecimentos importantes. Para esta ediçã,o escolhi falarmos do local da cerimônia e festa. Seguem algumas dicas importantes para a escolha da igreja:

Igreja: Deve ser um local próximo à região da casa dos noivos ou próximo do salão de festas, caso eles já sonhem com algum em especial. Muitas noivas ou noivos sonham em casar na igreja em que cresceram ou que seus pais se casaram... A igreja deve ser escolhida com muito carinho, pois é lá que será selada a aliança entre o casal e Deus. Conhecer as regras da igreja antes de fechar o contrato é imprescindível.

Questões a pensar e saber a viabilidade: Valor da taxa de casamento - algumas não cobram nada, Nome e contato do celebrante da igreja, se é possível trazer um celebrante de fora - caso você deseja, quem vai ser o seu contato na igreja se precisar de alguma coisa, quantos casamentos têm no mesmo dia e se o seu é o primeiro ou o último, número máximo de padrinhos e damas, os padrinhos assinam no altar ou nos bancos, tipos e número de músicas que permite tocar, se o coral é da própria igreja, qual o lugar do coral, pode ter ensaio, pode ter decoração, quantos arranjos, pode enfeitar o corredor, tem tapete da própria igreja ou tem que vir junto da decoração, quantas pessoas o espaço comporta, se tem cerimonial próprio ou pode contratar uma empresa, tem estacionamento liberado ou pago, o carro da noiva pode parar na porta ou ela tem que subir escadaria, se tem banheiro para os convidados, se é possível ter ceia para os noivos, quais os documentos são exigidos (Identidade, Comprovante de endereço dos noivos), é possível distribuir lembrancinha na porta da igreja, se tem iluminação caso eu queira receber os cumprimentos na porta da igreja, qual é o tempo entre o final da cerimônia e o fechamento da igreja?

Ufa! Viu como são muitos os detalhes a resolver só da igreja? Organizar um casamento não é brincadeira, mas é uma tarefa deliciosa! Outro dia ouvi um profissional dizendo que cada noiva e casamento tem uma história. Parei para refletir melhor nisso e descobri que é verdade. Cada um tem a sua bagagem de histórias, envolvimentos e sonhos. O mais legal é que quando vamos a um casamento podemos perceber isso de forma clara. Tudo estão nos detalhes. Nas flores escolhidas, no modelo do vestido da noiva, nas músicas escolhidas. Isso é o mais interessante, poder compartilhar com as pessoas que marcaram a vida do casal a expressão do amor e da vontade de estar junto "até que a morte os separe".

Sempre me envolvo nos cerimônias das quais presencio. Noto nos olhares a felicidade, realização e conquista de algo tão sonhado. Não há noiva que fique feia! No vestido ela expõe o romantismo e nos adornos a riqueza que se traduz neste momento singular... Casamentos são sempre boas oportunidades até para reafirmar o amor dos que são casados há mais tempo. É muito comum o celebrante dedicar alguns minutinhos para que os votos sejam feitos não só pelos noivos, mas pelos casais presentes, afinal, "love’s in the air". E isso é um sucesso - Vai aí mais uma dica, pense na possibilidade de fazer este momento no seu grande dia, todos ficarão emocionados!

Voltando para o local, aos noivos que pretendem realizar festa, precisam definir se a cerimônia será no mesmo local da recepção ou não. Nisso há mais uma tarefa: encontrar um lugar que una boas características: localização (de preferência próxima à igreja, caso as festividades ocorram em local diferente. Tudo para evitar grande deslocamento dos convidados), facilidade de estacionamento, estrutura interna de banheiros, ventilação, boa cozinha para que o buffet trabalhe com agilidade, capacidade para o número esperado de convidados, pontos de iluminação para que se possa ter mais opções de decoração. Aqui gostaria de fazer uma observação: note que em festas, às vezes usa-se poucas flores com arranjos mais simples, mas se a iluminação cênica tiver sido bem montada, a festa cria um novo ambiente, uma atmosfera mais requintada! Isso é uma ótima dica por ser um recurso super barato e que pode ser combinado com o responsável pelo som ou decoradora. Resumindo: NÃO deixe faltar iluminação cênica! Ela é a responsável para beleza chamativa da festa! Outra coisa que notei em minhas visitas a alguns salões de festa é que alguns oferecem propostas tentadoras, já incluindo a equipe de apoio no valor do aluguel - seguranças, vassorinha (fica a postos caso alguma taça se quebre) e funcionário de toillet, além de mobiliário - mesas e cadeiras. Isso é uma vantagem, porque contratar tudo isso à parte é mais um peso no orçamento, em contrapartida existem muitos espaços que não disponibilizam essa facilidade para os noivos e o valor não é lá tão atrativo. Pense nisso e busque aquilo que atende à sua necessidade considerando tudo o que foi abordado acima.

Nada de desanimar! Temos muito o que fazer! Busque a Inovar para te auxiliar na organização e tudo será mais fácil!

Aguardo as suas dicas e sugestões para a nossa próxima edição. Será um prazer "casar" as minhas idéias com as suas! Bom trabalho!

veja também