A hora certa para ter filhos

A hora certa para ter filhos

Atualizado: Segunda-feira, 10 Outubro de 2011 as 8:19

Alguns casais já entram no casamento planejando o momento de ter filhos, porém, muitos desconhecem a responsabilidade que é educar uma criança. Ter filhos requer muita atenção do casal, portanto, planejamento é fundamental. É preciso estar ciente deste compromisso, caso contrário, até o casamento pode ser prejudicado.

“Muitos pais têm problemas exatamente porque decidiram ter filhos no momento errado. Problemas esses que chegam a atingir até o casamento. Quando pouca importância é dada ao momento certo de se ter filhos, o infortúnio vem sem demora”, afirma Cristiane Cardoso, autora do livro “Melhor do que Comprar Sapatos”.

A escritora destaca que ao pensar em ter filhos é importante ter em mente que não serão seus para a vida toda e que o mais importante é ensinar-lhes o caminho para servir a Deus.

“Tenha o motivo certo para ter filhos: tê-los para Deus. Se você pensa que seus filhos serão seus para sempre, está completamente enganada. Eles serão seus para cuidar e criar apenas por um tempo, e esse é o motivo pelo qual devemos ter filhos para Deus, para que eles sirvam a Ele com a sua vida”, acrescenta.

Dicas de Cristiane Cardoso: Situações em que se deve evitar filhos

1. Você acabou de se casar. É o momento de conhecer bem o seu marido e se dedicar por completo ao seu casamento. Ter um filho agora irá interromper esse ajuste no seu casamento e, consequentemente, ocupará todo o tempo e esforço que poderiam ser dispensados ao seu companheiro.

2. Você está tendo problemas no seu casamento. Seja sábia e resolva os seus problemas conjugais primeiro. Não traga uma criança inocente para fazer parte dos seus problemas e crescer revoltada diante de tantos conflitos familiares.

3. Você está com problemas financeiros. Isto significa que acabará trabalhando demais, e é quando a criança começa a confiar em pessoas erradas, nas drogas, videogames e na televisão para criá-la. Esteja financeiramente estável para que tenha condições de criar o seu filho.

4. Você está deprimida. Se não está bem espiritualmente, o seu filho não estará também. Seu humor e seu temperamento serão sempre passados para ele. Cuide da sua vida espiritual primeiro, certificando-se de que está preparada para as diversas batalhas que precisará enfrentar para criá-lo.

veja também