A idade certa para namorar

A idade certa para namorar

Atualizado: Segunda-feira, 28 Janeiro de 2008 as 12

Coluna - Wanderley Rangel Filho 

A idade certa para namorar

Doze anos! É uma boa idade!"

Quinze anos! Já estou muito velha!"

Mas, qual é a idade certa para namorar? Responda as perguntas abaixo e você saberá, na hora, se está na idade certa.

1ª. ? Qual é o seu propósito ao namorar?

R. ______________________________________

Há adolescentes que desejam namorar apenas para satisfazer uma pressão da turma, pois ficar encalhada(o) não é nada agradável. Outros adolescentes namoram pensando que assim vão firmar e confirmar sua identidade seja masculina ou feminina. Há ainda alguns que namoram apenas para ter alguma intimidade sexual, satisfazendo sua curiosidade. E ainda há aqueles que namoram para se conhecerem melhor.

Se você respondeu algo semelhante às afirmativas acima é sinal de que você ainda não está na idade certa para namorar! O propósito para namorar nada mais é que um preparo para o casamento. Portanto a idade certa para namorar é quando você estabelecer primeiro que quer se casar. Em outras palavras, antes de namorar é preciso saber se você quer casar. Se não quer casar, então não vai namorar.

2ª. ? Quais os seus sentimentos ao namorar?

R. _________________________________

Frio na barriga, tremedeira, palpitação, sudorese, interesse, atração, impulso, paixão. As respostas são muitas! Se você respondeu algo semelhante a isto é porque ainda falta um pouco para o tempo de namorar.  Na adolescência os sentimentos estão "à flor da pele", ou seja, sensíveis e oscilantes. Isto significa que é preciso amadurecer os sentimentos para depois se envolver com alguém. Esta é a ordem e não se envolver com alguém para depois amadurecer os sentimentos. Tem adolescente que confunde paixão com amor, paixão com gases! Sente algo e já pensa que está gostando!

O sentimento para namorar é de compartilhar, andar lado a lado, respeitar e aceitar. Não é um sentimento de posse, domínio, exclusividade. Estes sentimentos refletem insegurança, não amor.

3ª. ? Qual o seu comportamento ao namorar?

R. _____________________________________

Beijar muito!"

Quem sabe se pintar um clima até podemos transar, mas com camisinha."

Se são estas as suas respostas você não está na idade para namorar, pois namoro é época para se conhecerem não fisicamente, mas conhecerem os valores de cada um, o que cada um pensa sobre a vida, Deus, trabalho, vocação... Namoro diante dos amigos, sem isolamentos. Namoro de respeito mútuo, de preservação física, emocional e espiritual.

4ª. ? Qual o envolvimento dos seus pais no namoro?

R. ____________________________

Nenhum!"

Se você respondeu algo parecido defendendo a idéia de que eles nada têm a ver com seu namoro e seus sentimentos, você acabou de confirmar que não está preparado para namorar. Idade para namorar é quando você compartilhar com seus pais (não só com a mãe) e buscar um conselho da parte deles. Saiba que Deus usa os pais para lhe orientar.

Então? Como foi? Para ficar bem mais claro não tem idade padrão para namorar, mas também namorar com 12, 13 ou 14 anos!? É muito cedo, com certeza, é muito cedo. Alguns podem achar que não, mas basta responder estas perguntas. Adolescência não é época de namorar, é época de focar (não disse ficar), sim, focar sua vida em Deus, focar sua vida com boas amizades, focar sua vida nos estudos e definição de profissão.  Depois disso você, com mais tranqüilidade e objetividade, poderá pensar em namorar.

Wanderley Rangel Filho é psicólogo, Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista Regular e Diretor do PAVI (Preparando o Adolescente Para a Vida). www.pavi.psc.br

veja também