A volta do preto para o guarda-roupa

A volta do preto para o guarda-roupa

Atualizado: Sexta-feira, 27 Fevereiro de 2009 as 12

A edição de inverno da São Paulo Fashion Week mostrou grandes mudanças no guarda-roupa. Lembra do preto, a cor que foi aposentada nas últimas coleções e considerada cafona tempos atrás? Pois ele voltou fortíssimo na passarela de Glória Coelho, Alexandre Herchcovitch, UMA, Iódice, Reinaldo Lourenço, Fórum, Ellus....

O pretinho básico foi a cor que mais apareceu no corpo das modelos, para alívio das mulheres comuns, que adoram suas propriedades de diminuir medidas e sua facilidade em combinar com qualquer peça do armário (além de ser facilmente repetido no dia-a-dia sem que ninguém se dê conta).

"O preto combina com tudo, com todas as cores e estampas. Mas a temporada faz as melhores combinações com estampas diversas, branco e cru. A combinação com roupas lisas em cores vibrantes é uma moda mais dos anos 80", diz a consultora de moda do Senac, Denise Morais.

O trunfo do armário aparece elegante em calças de alfaiataria, no jeans, jaquetas, casacos, camisas, tops e vestidos. Enfim, todo o guarda-roupa está aberto para o clássico e seus semelhantes, como o cinza e o marinho.

A moda trabalha com contrapontos e, para dialogar com o preto, branco! A cor também é destaque, mas desde que seja total no look. O visual fica meio andrógino, chique e moderno e cai bem se for usado de modo extravagante para não parecer uma médica andando por aí.

Como evitar que a cor desbote

O problema do preto no armário é que a cor desbota rápido se não for bem lavada. O primeiro passo para manter a peça preta sempre bonita é evitar a máquina de lavar porque o atrito tira o pigmento e ainda pode trazer bolinhas para o tecido.

Sabão em pó com alvejante é outra coisa que deve ficar longe dos pretinhos, que também devem ser lavados separadamente, ou seja, sem a presença de peças mais claras.

Os segredinhos básicos são lavar à mão, usar sabão neutro, secar à sombra, lavar sempre com outras roupas escuras e, se possível, despejar sempre uma colher de vinagre na bacia em que a roupa preta estiver de molho. Claro que há produtos especiais para manter a cor, mas o vinagre está sempre acessível.

veja também