Acabe com a dor nas costas

Acabe com a dor nas costas

Atualizado: Terça-feira, 31 Março de 2009 as 12

Com alguns cuidados simples você previne os incômodos na coluna e até melhora a sua postura

Aprenda a carregar peso

O ideal é não levantar mais peso do que seu corpo pode suportar. Mas se tiver de carregar sacolas pesadas ou arrastar móveis, lembre-se de sempre flexionar os joelhos e levantar-se com calma. Desse modo, você transfere o peso para os músculos das pernas, que são mais fortes que os das costas.

Aposente a bolsa pesada

Cuidado com bolsas grandes. Se for caminhar demais, opte por modelos a tiracolo (com as alças passando pela cabeça), que facilitam a distribuição do peso no corpo. Para carregar muitas coisas, prefira as mochilas que balanceiam a "carga pesada".

Espreguice-se sempre

Ao acordar, a lentidão da circulação sanguínea aumenta os riscos de estiramento e torção na coluna. Por isso, alongue-se com uma gostosa espreguiçada. No trabalho também é importante relaxar. Se estiver tensa, recline-se na cadeira e erga os braços para trás. Isso ajuda a eliminar a compressão nas costas.

Lave a louça com apoio

Quando for lavar louça ou passar roupa, coloque várias listas telefônicas no chão, formando um degrau para apoiar os pés. Alterne o descanso dos pés a cada cinco minutos. Desse jeito, você relaxa a lombar e previne lesões na coluna.

Na cama, leia recostada

Sente-se com a coluna inteira encostada na cabeceira. Se preferir, você pode colocar um travesseiro atrás das costas. As pernas devem ficar esticadas ou flexionadas. Já os cotovelos devem ficar apoiados no colchão ou sobre travesseiros.

Atenção ao sentar-se

Se você fizer isso de qualquer jeito, curvada e apoiada na região lombar (parte de baixo das costas), poderá ter dores fortes. Sente-se alinhada com o encosto da cadeira. Se for mexer no computador, posicione a tela na altura dos seus olhos.

Descanse na medida certa

Não adianta nada passar muito tempo deitada. Se você ficar dois dias sem exercícios físicos, por exemplo, seus músculos ficarão sem elasticidade e flexibilidade, o que apenas causará mais dor.

Curve-se corretamente

Cuidado ao abaixar para pegar algo no chão. O ideal é manter o tronco ereto. Não fique inclinada por muito tempo na mesma posição - você abusa da curvatura da coluna e sobrecarrega os discos vertebrais, o que causa dor.

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