Acerte no presente para pessoas alérgicas

Acerte no presente para pessoas alérgicas

Atualizado: Quarta-feira, 15 Dezembro de 2010 as 1:17

A Sociedade Americana de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI) informa que comprar presentes para pessoas alérgicas ou asmáticas requer atenção especial. Para começar, evite presentear com itens alimentícios - incluindo os doces.

"Os alergênicos alimentares estão escondidos em todos os tipos de guloseimas natalinas – desde panetones e bolos frutados, que podem conter castanhas, até os biscoitos feitos de trigo", disse o Myron Zitt, ex-presidente da ACAAI, em um boletim da sociedade.

Para presentear aqueles que apreciam comer bem, ofereça um vale-presente do restaurante favorito de seu amigo, ou ainda itens para a cozinha – como uma caneca de café, travessas para servir ou algum novo eletro-portátil.

Presentes comprados em pet shops também não são recomendados. Saliva, dander e urina de gatos e cachorros podem ocasionar sintomas de alergias e asma. Para as crianças, uma boa alternativa a um animalzinho de verdade seria um bicho de pelúcia antialérgico e lavável. Brinquedos deste tipo devem ser lavados em água quente semanalmente para livrá-los de ácaros causadores de alergias.

Se os acessórios estão em sua lista de presentes, evite as bijuterias - pois elas costumam conter níquel, um alergênico comum. Apesar de seguros, itens em ouro 18 quilates podem sair caro. Neste caso, uma opção seria um relógio com pulseira plástica.

No caso de roupas, evite a lã, inclusive a cashmere e a angorá. A ACAAI sugere os itens confeccionados em 100% algodão como a melhor opção.

Fique longe da planta típica da estação: a poinsettia, também conhecida como bico-de-papagaio. Apesar da aparência festiva, as folhas que mais parecem flores podem causar reações nos alérgicos ao látex (a planta faz parte da família das árvores da borracha).

Finalmente, evite perfumes e itens perfumados, como velas, sabonetes e loções. Uma opção são as linhas de produtos hipoalergênicos.

veja também