Acessórios da moda podem prejudicar a saúde

Acessórios da moda podem prejudicar a saúde

Atualizado: Quinta-feira, 21 Fevereiro de 2008 as 12

Muito mais que estilos e tendências de roupas e cabelos, a moda dita comportamento. Prova disso, foi a movimentação causada por eventos como a São Paulo Fashion Week, por exemplo. Apesar do glamour, alguns "looks" podem trazer prejuízos à saúde. É o caso do uso de alguns calçados e bolsas que, se não dosados, podem causar problemas ortopédicos.

Saltos altos, amigos ou vilões?

Ele realmente deixa as pernas alongadas, dando charme e elegância à usuária. Por esta razão é um clássico feminino. Mas o uso excessivo leva a problemas ortopédicos como deformidades nos pés e patologias na coluna. Podem surgir também dores na perna que têm relação com a contratura que acontece na região posterior da perna (batata da perna), pelo fato do pé ficar esticado.

Segundo o Dr. Marco Aurélio Neves, ortopedista do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia do Hospital e Maternidade São Camilo Ipiranga, com o uso do salto e a conseqüente elevação do calcanhar, ocorre uma maior pressão sobre a parte anterior do pé (dedos). Esta alteração também interfere no centro de gravidade do corpo, levando a posturas viciosas que requerem readaptação para que haja equilíbrio do corpo. "A alteração postural resultante normalmente é uma hiperlordose que pode levar inicialmente a um desconforto e depois a crises de dor", explica o médico. O ideal é alternar entre o salto alto e o baixo para evitar que o corpo se acostume a esta postura errada. "A mulher deve apostar nas opções mais grossas de salto", ensina.

Botas de cano alto - A versão 2008 da São Paulo Fashion Week mostrou a bota de cano alto (para quem é magro e tem pernas finas) como a última tendência de moda. Entretanto, segundo o Dr. Neves, as versões de canos longos e apertados podem comprimir os vasos sanguíneos e causar problemas circulatórios. "Além disso, os saltos plataforma são os principais vilões nos casos de quedas que provocam desde fraturas até torções no tornozelo", informa.

Sandália rasteira - Embora as "rasteirinhas" sejam o hit mais famoso de verão e tragam um ar de conforto, se utilizadas em excesso, podem acarretar incômodo e até mesmo dor.

Anabela e plataforma -  Enquanto a plataforma é uma aliada, pois oferece melhor distribuição da pressão exercida pelo corpo sobre os pés, o salto anabela deve ser utilizado com moderação, pois pode causar desconforto por deixar os pés em desnível.

Maxibolsas - Outro hit da moda no momento são as enormes bolsas coloridas, prateadas e em forma de sacola. O grande problema é que as mulheres preenchem todo o espaço possível, levando muitos apetrechos por vezes desnecessários podendo causar problemas na coluna. Para evitá-los, mantenha a maxibolsa organizada sempre. A dica é, sempre que possível, agrupar os objetos da mesma categoria em compartimentos ou recipientes próprios. Quanto menos miudezas jogadas diretamente na bolsa, mais fácil de encontrar o que se quer.

Postado por: Claudia Moraes

veja também