Administre seu tempo

Administre seu tempo

Atualizado: Sábado, 2 Fevereiro de 2008 as 12

O tempo é o recurso mais importante e valioso de que dispomos. É importante saber administrá-lo com qualidade para o fim ser proveitoso. Administrar bem o tempo depende de ser realista a respeito daquilo que precisa ser feito dentro de certo período, saber o que se deseja fazer e organizar a vida de modo a conseguir equilíbrio. Você precisa identificar e priorizar suas áreas, a fim de se obter um rendimento máximo.

Como você utiliza seu tempo? Segue uma dica para você controlar o seu tempo:

Inicialmente, divida cada hora em intervalos de 15 ou 30 minutos. Ao final de cada hora, anote as tarefas executadas. Faça um resumo do que descobriu, levando em conta as seguintes questões:

Conheça seus objetivos. Identifique as atividades que você mais valoriza e suas principais metas. Defina as prioridades. Pergunte para si o quanto cada tarefa é importante. Liste seus planos. Fazer planos por escrito, permite que você tenha uma visão mais clara de seus compromissos. Agende suas tarefas e as datas importantes. Delegue tarefas. Tentar fazer tudo sozinho é quase sempre uma das principais causas do stress. Organize seus ambientes, definindo um lugar para cada coisa. Defina prazos realistas, e se esforce para cumpri-los. Pergunte para si mesma: preciso adiar isso? Deixe espaço para imprevistos. Caso aconteça algum, você poderá acomodá-lo. Aprenda a dizer não. Mantenha controle de seu tempo e das atividades desnecessárias. Saiba qual é o seu melhor horário. Identifique o horário em que você apresenta melhor rendimento, e reserve-o para as tarefas mais difíceis ou mais importantes. Mantenha o equilíbrio. Não fique perdida nos detalhes. Reserve tempo para descansar e relaxar. Reserve tempo para a comunhão e lazer em família. Reserve tempo para Deus, indo aos cultos, células, Escola Bíblica Dominical e trabalhando ou ajudando nos ministérios da Igreja.         Essas sugestões irão ajudá-la a equilibrar o seu tempo, proporcionando-lhe a saúde e o entusiasmo necessário para que os seus alvos sejam alcançados.

Postado por: Claudia Moraes

veja também