Adolescência

Adolescência

Atualizado: Terça-feira, 1 Março de 2005 as 12

Simei Gonçalves

[email protected]

Se você é adolescente vai concordar que Adolescência é um termo novo para seus pais.

Eles dificilmente conseguem entender o que se passa na sua mente, e se você perguntar como foi a adolescência deles, vai perceber em grande índice eles dizendo que não passaram por esta fase. Podem ainda acrescentar que não havia isto.

Expressões ou pensamentos do tipo: sinto-me diferente algo está acontecendo. Meu corpo não é mais o mesmo, não me sinto bem em estar com meus pais como antes, minha turma é que me deixa realmente à vontade, quero ficar só, ter minha privacidade e ouvir música.    

O que na infância tinha tanto significado, agora não tem mais.

Ter dinheiro próprio, carro, um quarto exclusivo, uma galera que sai muito, é o que importa.

Uma vivência que ao mesmo tempo em que traz sentimentos de  onipotência, traz a sensação de desestrutura, de despersonificação. Sua pessoa não é mais a mesma, você está mudando.

Você deve estar entre 12 e 17 anos, e não havendo como lutar contra o que Deus estabeleceu, voltando a infância ou saltando para idade adulta; o caminho é encarar e enfrentar os desafios que estão a frente.

Três deles são principais e deve usar sua inteligência, mostrando as pessoas que é capaz de viver esses anos com dignidade e prazer.

A autenticação de sua identificação sexual, sua nova personalidade e auto ? imagem, bem como as responsabilidades desta nova identidade, só você poderá dar conta.

Gênesis 1.27, mostra que Deus criou macho e fêmea, definindo o exercício da sexualidade, que com a chegada da adolescência toma seu rumo em sentido a procriação e ao privilégio de se relacionar sexualmente conforme Deus idealizou; marido e mulher. Antecipar ou distorcer este plano é deixar de vivê-lo com as maiores vantagens.

Não é na adolescência que o relacionamento sexual deve acontecer orienta a Bíblia, mas é o momento de passar a se preparar para viver os relacionamentos sadios a seu tempo.

O namoro e o noivado autenticam, podem ser considerados ultrapassados, mas dão validade a capacidade que Deus te fez de se relacionar a fim de instituir uma família e vive bem.

De agora em diante mesmo que insista em ser a mesma pessoa, não será possível. Olhe para você e tente encontrar a mesma menina ou menino de cinco anos atrás, não achará.

Enfrentar o desafio da nova personalidade e auto ? imagem é ver a si mesmo com novas possibilidades. Realmente você vem sofrendo perdas que estão acontecendo neste processo, mas a também ganhos sendo acumulados. Daqui pra frente as pessoas passarão a contar com você, vão provar sua confiabilidade e capacidade. Sua criatividade, vigor e a coragem serão seus trunfos.

Com esta nova identidade você terá que fazer valer sua responsabilidade. A habilidade de falar, agir e assumir pelo que está dizendo e fazendo, sejam as conseqüências favoráveis ou não. Esta é a marca da adolescência que Deus reservou pra você.

Enfim, ninguém pode viver a adolescência em seu lugar, mas você pode fazer dela uma etapa diferente e mais brilhante da que viveram seus pais .

Leia também:

Porque me sinto triste Não entendo meus pais Adolescência

veja também