Adulto equilibrado, criança feliz

Adulto equilibrado, criança feliz

Atualizado: Terça-feira, 26 Outubro de 2010 as 3:09

O carinho dos pais na infância cria pessoas maduras emocionalmente e mais preparadas para lidar com as pressões da vida adulta. É o que mostra o estudo que acaba de ser divulgado pelo Journal of Epidemiology and Community Healt, publicação americana.

O resultado não surpreende a psicóloga Inês Mindlin Lafler, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. "Hoje, muitos pais delegam isso (formação infantil) às babás ou às escolas, terceirizam uma responsabilidade afetiva e educacional", conta a especialista, que acredita que construir a base para uma boa formação é uma tarefa intransferível dos pais.

Essa preocupação com a base familiar de uma criança também é gerada por motivos neurocientíficos. "A quantidade e a qualidade dos estímulos que a criança recebe do ambiente em que cresce afetam seu potencial de desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial", explica o neuropediatra Saul Cypel.

Assim, dedique um pouquinho de seu tempo para dar atenção e carinho especiais a seu filho, principalmente até os três anos. Esse cuidado vai acompanhá-lo por toda a vida.

veja também