Alimentos que transformam a saúde, curam e embelezam

Alimentos que transformam a saúde, curam e embelezam

Atualizado: Quinta-feira, 7 Maio de 2009 as 12

Confira e utilize alguns alimentos em favor de sua saúde e beleza

1. Azeite

Já ouviu falar em gordura que faz bem à saúde? Esse é o caso do azeite, que ajuda a diminuir a taxa do colesterol ruim (LDL) e facilita a digestão.

Receita de beleza

Para sarar a inflamação na unha:  Se a manicure ao cortar a sua cutícula, tirou aquele "bife" e a unha inflamou, ficou dolorida ou rachada, massageie o local com azeite de oliva. A irritação vai embora, e de quebra, o lugar fica macio.

Receita de saúde

Contra cálculos na vesícula: Tome uma colher (sopa) de azeite todos os dias, logo após o almoço.

2. Banana

Há um velho ditado brasileiro que diz: "Uma banana por dia mantém o médico à distância". Essa é a pura verdade! A fruta tem inúmeros nutrientes, entre eles, grande quantidade de potássio que renova as forças da saúde e da beleza.

Receita de beleza

Para amaciar os cabelos secos: Amasse uma banana-prata e peneire até formar um creme. Acrescente 1 col. (café) de vaselina e misture bem. Aplique nos cabelos limpos e secos. Deixe agir por 30 minutos e enxágue.

3. Chocolate amargo

Além de ser delicioso, dois quadradinhos ao dia estimulam a memória, previnem o diabetes tipo 2, controlam o apetite e afastam o cansaço.

Receita de beleza

Para hidratar a pele: Derreter 30g de chocolate ao leite. Misturar com ½ copo de iogurte natural. Aplicar na pele por 20 a 30 minutos. Enxaguar depois.

4. Hortelã

Quem diria que essas folhinhas verdinhas seriam capazes de fazer tão bem a nós? Além de combater a oleosidade da pele e do cabelo, a hortelã cura dor de ouvido e combate a insônia. É só colocar algumas folhas dentro do seu travesseiro e boa noite.

Receita de beleza

Para controlar a caspa: Bata no liquidificador um maço de hortelã e um copo d'água. Coe e friccione por todo o couro cabeludo.

Receita de saúde

Para dores de ouvido: Ponha 20 gramas dos ramos com flores de hortelã em um litro de água fervente e deixe por 15 minutos. Tome uma xícara de café, três vezes ao dia.

5. Limão

Verde ou amarelo, pequeno ou grande, o limão é a fruta mais conhecida em todo o mundo. Graças à alta concentração de vitamina C que contém, ele é o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo. Por isso, evita um monte de doenças, entre elas, diabetes, enxaqueca, anemia e obesidade. Convencida a tomar um copo de suco natural de limão por dia?

Receita de beleza

Para deixar os cotovelos lisinhos: A cada 15 dias, esfregue os cotovelos com a metade de um limão. Isso os deixará claros e lisinhos. Repita a operação nos joelhos, se quiser.

Receita de saúde

Contra cálculo-renal: Ferva ½ litro de água e acrescente 10 gramas de folhas e cascas de limão. Tome 3 xícaras ao dia adoçadas com mel.

6. Mamão

Receita de beleza

Peeling caseiro de mamão e alecrim

Ingredientes:

1 copo de iogurte desnatado sem sabor 2 colheres (de sopa) de aveia em pó 1 colher (de sopa) de polpa de mamão papaia passada na peneira Folhas frescas de alecrim Misture levemente a aveia em pó e a polpa de papaia ao iogurte. Aplique no rosto limpo uma camada espessa e homogênea. Cubra as folhas de alecrim. Fique em repouso por 20 minutos, deitando com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retire a máscara com água fria e lave bem o rosto. Enxugue a pele e complemente o tratamento aplicando algum creme hidratante natural. O ideal é fazer esse peeling a cada 15 dias.

Receita de saúde

Contra diabetes: Coma ½ mamão papaia em jejum

7. Mel

Hoje, ele se tornou conhecido como "ouro líquido" devido às suas propriedades nutritivas e terapêuticas. Uma das propriedades do mel é justamente fortificar o coração e os pulmões, órgãos vitais por excelência.

Receita de beleza

Máscaras de beleza

Mista

Misture uma colher (sobremesa) de iogurte natural e uma colher (sobremesa) de mel. Aplique no rosto e deixe vinte minutos. Remova com água e passe creme hidratante.

Normal

Passe um pouco de mel puro no rosto previamente lavado com água e sabão neutro. Toque suavemente o rosto com as pontas dos dedos até o mel ficar consistente como uma cola. Continue massageando por quinze minutos e enxágüe com água fria.

Oleosa

Bata uma clara em neve, adicione uma colher de mel, misture bem. Aplique no rosto e, depois de quinze minutos, enxágüe com água fria.

Receita de saúde

Para ganhar mais energia e resistência: Basta tomar uma ou duas colheres (sopa) por dia.

8. Vinagre de maçã

Feito de suco de maçã fermentado e rico em enzimas, o vinagre de maçã tem sido usado há séculos para muitos problemas. Contém o equilíbrio de 19 minerais, além da pectina, que ajuda o coração porque equilibra o colesterol e pode ser usado topicamente para cuidar da saúde da pele.

Receita de beleza

Contra varizes: Enrole ao redor das pernas e sobre as varizes uma bandagem umedecida com o vinagre de maçã. Mantenha as pernas erguidas e apoiadas por pelo menos 1 hora. Faça 2 vezes ao dia. Os resultados aparecem após seis semanas.

Para acabar com as pontas duplas: Junte uma gema de ovo, 1 col. (sopa) de vinagre de maçã e 2 col. (sopa) de mel e bata com um garfo até ficar espumante. Aplique primeiro nas pontas, depois massageie bem o couro cabeludo. Cubra com papel-alumínio ou touca plástica e espere 20 minutos. Lave bem a cabeça para eliminar o cheiro do ovo e no vinagre.

Receita de saúde

Contra labirintite: Tome ½ copo de água morna e 1 colher (café) de vinagre de maçã, em jejum.

9. Uva

Receita de beleza

Máscara antioxidante e iluminadora da pele: Misturar 2 colheres de sopa de vinho tinto seco com 2 colheres de sopa de iogurte natural e 5 gotas de sumo de limão. Aplicar na pele por 20 a 30 minutos. Enxaguar.

Dr Ademir Jr. (CRM 92.693) é médico dermatologista. Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Presidente do Grupo de Apoio a Portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos - GAPSOP. Professor de Anatomia e Fisiologia da pele no curso de Pós-Graduação em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz - SP/SP. Autor dos Livros: "Socorro, Estou ficando careca", publicado pela Editora MG em 2005, "Tem alguma coisa errada comigo - Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos", publicado pela Editora MG em 2004 e "É outono para meus cabelos - Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar" - Editado pela Editora Summus.

Postado por: Nany de Castro

veja também