Alimentos saudáveis tornam-se ingredientes de cremes

Alimentos saudáveis tornam-se ingredientes de cremes

Atualizado: Quarta-feira, 13 Agosto de 2008 as 12

Com uma alimentação saudável, os resultados são sentidos em vitalidade, disposição e bem estar. Mas, se no cardápio da mesa forem adicionados alimentos que ajudam ainda mais no anti-envelhecimento, a pele também vai agradecer. A saúde da pele começa com uma dieta balanceada e criteriosa, baseada em alimentos ricos em nutrientes, como as catequinas, os flavonóides e os polifenóis. Sendo assim, podemos dizer que a pele deve ser alimentada de dentro para fora.

Para isso, é importante incluir diariamente cinco porções de alimentos anti-oxidantes, como tomate, brócolis ou açaí, quatro xícaras de chá verde ou branco, pelo menos 25g de fibras, presentes em frutas, vegetais, feijão e arroz integral, ômega 3, presente em castanhas e salmão e pelo menos duas colheres de azeite de oliva extra virgem.

Veja abaixo, os alimentos que podem auxiliar na saúde da pele:

Alimento: Abacate em óleo Composto: Beta-sitosterol, um fitoesterol, anti-oxidante e antiinflamatório capaz de acalmar a pele e prevenir o envelhecimento.

Aplicação: Cremes e loções para hidratação e nutrição profunda da pele do corpo. Nos cabelos nutre os fios e repara os fios danificados pelos agentes químicos.

Efeitos na pele e/ou cabelos: Hidratação e nutrição. Fonte de vitaminas, antioxidantes e óleos naturais do abacate que são extremamente benéficos para a pele.

Alimento: Arroz Composto: Rico em Ácido kójico, um potente clareador

Aplicação: Loções e géis de uso facial para clareamento da pele.

Efeitos na pele e/ou cabelos: Clareamento da pele que obtém uma tonalidade mais uniforme e mais clara, sem irritar.

Alimento: Cacau Composto: Polifenóis, sendo talvez a maior fonte destes antioxidantes encontrada na natureza.

Aplicação: Loções e géis de uso facial para clareamento da pele.

Efeitos na pele e/ou cabelos: Anti-rugas e potente antioxidante que pode ser usado tanto em loções quanto na forma de máscaras. Deixa a pele mais corada pois aumenta a circulação estimulando todo o seu metabolismo.

Alimento: Café Composto: Cafeína, que hoje é considerada um protetor solar, estimula o crescimento de cabelos e ainda dissolve os depósitos de gordura.

Aplicação: Loções faciais com efeito anti-rugas, em fotoprotetores pois aumenta a proteção solar e a defesa da pele frente ao sol e ainda em loções anti-queda.

Efeitos na pele e/ou cabelos: Anti-rugas, protege contra as rugas causadas pelo sol e estimula o crescimento capilar.

Alimento: Chá verde Composto: Catequinas e flavonóides são poderosos antioxidantes

Aplicação: Cremes e loções para a pele do corpo e do rosto, inclusive para as olheiras, para combater os radicais livres que levam à formação das rugas.

Efeitos na pele e/ou cabelos: Potente anti-rugas por sua ação antioxidante. Nas peles oleosas atua reduzindo a secreção de sebo.

Alimento: Maçã Composto: Ácido málico, um alfa-hidróxiacido

Aplicação: Cremes e loções anti-rugas, anti-acne e clareadores da pele, por sua ação esfoliante delicada.

Efeitos na pele e/ou cabelos: Esfolia a pele sem irritar. É indicada no tratamento da acne e das manchas. Ao acelerar a renovação celular, deixa a pele com aparência mais jovem.

Alimento: Óleo de oliva Composto: Ácidos graxos ou lipídios importantes para a pele, além de polifenóis antioxidantes

Aplicação: Cremes e Loções para peles secas e envelhecidas. Os lipídios da oliva, somados ao seu alto conteúdo de polifenóis, faz dela um dos mais preciosos ingredientes cosméticos.

Efeitos na pele e/ou cabelos: Ação anti-rugas, regeneradora, antioxidante e hidratante. Hidrata, nutre, amacia e regenera as peles mais secas e envelhecidas. Aplicado puro serve como uma verdadeira máscara de beleza.

Alimento: Pêra Composto: Ácido málico, outro alfahidróxiacido capaz de renovar a epiderme

Aplicação: Cremes e loções faciais, inclusive para área dos olhos com ação clareadora e renovadora celular

Efeitos na pele e/ou cabelos: Tratamento da acne e das manchas, pois a pele é capaz de estimular a renovação celular.

Alimento: Romã Composto: A maior fonte de Polifenóis, os agentes mais poderosos no combate aos radicais livres

Aplicação: Cremes e loções anti-rugas potentes para as peles mais envelhecidas e também para as peles com manchas

Efeitos na pele e/ou cabelos: Graças ao seu poder em eliminar os radicais livres, a romã regenera, hidrata, nutre e conserva a juventude da pele. Também previne e trata as manchas escuras.

Alimento: Salmão Composto: Rico em Ácidos graxos do tipo Ômega-3 e rico em DMAE

Aplicação: Loções anti-rugas e para peles com flacidez e ainda para as peles mais sensíveis e inflamadas.

Efeitos na pele e/ou cabelos: Enquanto o Ômega-3 atua diretamente sobre as causas do envelhecimento nutrindo, hidratando e protegendo a pele, o DMAE atua sobre os efeitos do envelhecimento corrigindo a flacidez excessiva da pele

Alimento: Soja e derivados Composto: Rica em Isoflavonas vegetais, substâncias que imitam os hormônios femininos.

Aplicação: Cremes e loções para toda face e corpo, especialmente para as mulheres que já passaram da menopausa e precisam fazer a reposição hormonal da pele.

Efeitos na pele e/ou cabelos: Reposição hormonal da pele, redução das bolsas debaixo dos olhos e das rugas, melhoria da flacidez tanto da pele do rosto quando do corpo.

Alimento: Tomate Composto: Fonte de puro Licopeno, um carotenóide capaz de proteger a pele contra o envelhecimento.

Aplicação: Loções corporais com tomate, óleos de banho, cremes para as mãos e principalmente para as peles mais sujeitas a agressões.

Efeitos na pele e/ou cabelos: Antiinflamatório e antioxidante.

Prof. Maurício Gaspari Pupo:   Coordenador da Pós-Graduação com MBA em Cosmetologia das Faculdades Unicastelo de São Paulo, Unigranrio do Rio de Janeiro e Metrocamp de Campinas. Diretor Técnico da Consulfarma Assessoria Farmacêutica, Editor da Revista de Cosmetologia "In Cosmeto" e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Cosméticos.  

veja também