Ansiedade pré-casamento

Ansiedade pré-casamento

Atualizado: Quinta-feira, 13 Janeiro de 2011 as 3:24

Foram anos idealizando a grande dia de subir no altar. Vestido de noiva, alianças, igreja... Tudo tem que sair perfeito, não é? Cuidado! Com tantas preocupações em mente, o risco é da ansiedade bater momentos antes da noite nupcial e você sentir-se exausta antes de casar. Estar bem disposta e relaxada é fundamental para poder curtir a cerimônia com muita alegria e estar linda na hora do sim.

Exercícios físicos

Com tantos detalhes a serem acertados, fica difícil encontrar tempo para cuidar do corpo. "É comum que as mulheres tentem fazer dietas rápidas antes do casamento, mas isso acaba criando um estresse desnecessário", afirma a nutricionista Adriana Edde, uma das sócias da consultoria Fitnoivas.

A melhor forma de evitar os quilinhos a mais é combinar uma alimentação balanceada com atividades físicas regulares. Além das vantagens que traz ao corpo, exercitar-se funciona como um ótimo tratamento antiestresse para as noivas. Os exercícios mais indicados são os aeróbicos como caminhar, pedalar e correr moderadamente por mais de 30 minutos. São atividades que liberam endorfina e regulam a neurotransmissão de serotonina, reduzindo os sintomas da ansiedade.

Alimentação adequada

Comer bem pode ser um remédio bastante eficaz na prevenção da ansiedade e do estresse. Alguns alimentos ajudam a combater esses dois fatores:

- Contra a ansiedade, são indicados salmão, sardinha, ovo, arroz integral, feijão, lentilha, alface, espinafre, azeite extravirgem, linhaça, aveia, maçã, laranja, maracujá, banana, leite desnatado e derivados magros, chás como camomila, capim limão e erva cidreira.

- Para evitar o estresse, os melhores alimentos são chá verde, suco de uva integral, frutas vermelhas (berries), abacate, oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, amêndoa), peixes, vegetais folhosos escuros e soja. Nos dois casos, deve-se evitar alimentos estimulantes como café, refrigerantes e chocolate.

Respiração

Respirar e relaxar corretamente ajudam a aliviar os sintomas da ansiedade. Através de exercícios de respiração adequados adquire-se um bom trabalho de consciência corporal, o que leva a noiva a perceber melhor o funcionamento do seu corpo e a eliminar os efeitos causados pela tensão. A música pode contribuir para aumentar a potencialidade dessas técnicas. A prática mais recomendada às mulheres estressadas com a chegada do casamento é a yoga.

Sono em dia

As horas de sono também estão intimamente ligadas ao estresse e à ansiedade, por isso, o mais indicado é que a noiva durma oito horas por dia. A alimentação equilibrada e os exercícios regulares contribuem diretamente na melhoria da qualidade do sono.

Cuidados médicos

Não basta cuidar do corpo e do visual para o dia do casamento. É preciso ajustar sentimentos e objetivos para que a união seja um sucesso. Preparar o emocional dos noivos através da orientação de um profissional é fundamental. O ginecologista e sexólogo Amaury Mendes Júnior criou um pacote especial para os casais que estão prestes a subir ao altar. São cinco encontros com o médico e terapeuta.

O objetivo é falar sobre os principais assuntos que envolvem um novo estágio do relacionamento. "Na primeira sessão, são pedidos exames para fazer uma avaliação física e laboratorial do casal. Além disso, é feita uma abordagem a respeito das doenças preexistentes nas famílias de cada um", explica o médico. No segundo encontro os resultados são avaliados e temas como sexo, afetividade e objetivos do casal são abordados.

O terceiro e quarto encontros são individuais, noiva e noivo falam a sós com o médico. É o momento em que o sexólogo conhece melhor o histórico de cada um, suas aspirações e o grau de dependência na relação. Na reunião final, já com os noivos juntos novamente, o ginecologista dá dicas de como lidar com as crises entre o casal. "Preparar um casamento pode ser estressante, mas a tensão passa quando a cerimônia acaba. O mais importante é garantir a felicidade dos noivos ao longo dos anos", afirma Amaury Mendes Júnior.

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