Aprenda a confiar

Aprenda a confiar

Atualizado: Quinta-feira, 29 Outubro de 2009 as 12

Quando Sara recebeu a notícia da boca de seu marido de que havia a promessa de um filho para o casal da parte de Deus, ela riu. "Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?" (Gênesis 18:12)

A história de Sara tem se repetido continuamente na vida de milhares de pessoas que se dizem cristãs. Muitos membros e até mesmo pessoas envolvidas com a obra de Deus têm vivido uma vida de aparência dentro das igrejas. Pessoas que participam de reuniões, oram, trabalham na obra de Deus, têm uma conduta muito boa, mas não têm um relacionamento intimo com Ele. Servos que se limitam ao templo. Jesus abordou esse tipo de cristão em Apocalipse, quando se dirigiu à igreja de Laodicéia. "Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca." (Apocalipse 3.16).

No caso de Sara, a promessa de um filho veio quando ela já era avançada de idade, e só se cumpriu 25 anos depois, quando Sara tinha 90 anos. Ora, Deus é Deus, e permitiu que Isaque viesse dentro desse contexto para provar tanto para Abraão quanto para Sara que ele tem poder para operar milagres e maravilhas da maneira que bem entende.

Sara, além de debochar da promessa de Deus, procurou uma maneira de antecipar o que Deus havia prometido, duvidando do que Ele poderia fazer na vida dela. Por causa de sua atitude, até os dias de hoje há conflito entre duas nações de parentesco de sangue. Uma vinda de Ismael, filho da escrava Agar, e outra de Isaque.

Existem pessoas que reconhecem o poder e a autoridade de Deus para a vida dos outros mas não para a sua. Acreditam que Deus não quer fazer nada por sua vida.

A grande verdade nisso tudo é que algumas pessoas entram em um propósito com Deus por alguma causa e quando começam a aparecer as lutas elas desistem, afirmando que não era bem aquilo que Deus queria para a vida delas. Em apocalipse, Jesus deixa claro que tipo de pessoa não entrará no Reino dos Céus: "Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte." (Apocalipse 21:8). Em Hebreus 11:6 a Bíblia relata que: "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam".

É necessário que as igrejas de hoje, mesmo diante de um mundo violento, em que os valores morais estão sendo esmagados pela mídia, seja firme. É preciso esclarecer a essa geração que, embora a Bíblia tenha sido escrita em 16 séculos por cerca de 40 escritores, em épocas, lugares e circunstâncias diferentes, parece ter sido redigida por uma só pessoa. Seus 66 livros formam um só, do Gênesis o Apocalipse.

Reflexão: "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo." (Hebreus 3:12)

veja também