Aprenda a passar pelo fim de ano sem excessos

Aprenda a passar pelo fim de ano sem excessos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Mesmo quem teve disciplina o ano todo, com dieta balanceada e prática regular de atividade física, pode pôr a perder os esforços com as tentações de dezembro, que começam nas confraternizações, passam pelo Natal e encontram seu ápice na festa de Réveillon. Para dar uma forca às saudáveis de carteirinha, a nutricionista Daniela Guimarães e a professora de educação física Paula Carriço, ambas da rede Contours, academia para mulheres, reuniram informações que são um verdadeiro kit de sobrevivência.

Para começar, equilíbrio é palavra de ordem. "Nos dias que antecedem os eventos, marcados pelo excesso de ingestão de calorias, o ideal é manter a dieta balanceada", ensina Daniela. Ou seja: liberar geral é o arriscado passo para o ganho de peso.

De qualquer forma, feitos os excessos, jejum no dia seguinte, uma semana de redução calórica ou com poucas refeições ao dia não é o melhor remédio. "O ideal é que as refeições sejam feitas de três em três horas sempre, isso não muda em nenhuma época do ano. Ficar várias horas em jejum e pular refeições são atitudes que alteram o metabolismo, deixando-o mais lento e até ocasionando aumento de peso ou dificuldade para perda dos quilos extras", informa a nutricionista. Uma dieta leve e a ingestão abundante de líquidos colaboram para o ajuste do organismo.

Mexa-se - Entrar de cabeça no sedentarismo não é a melhor forma de passar o Réveillon. Paula Carriço é enfática: "É fundamental manter a prática de exercícios aeróbicos como corrida, caminhada, passeios de bicicleta ou patins. É importante também não esquecer dos alongamentos que não necessitam de uso de equipamentos". Para as alunas da Contours, ela prepara uma rotina de treinamento, que pode ser realizada em casa.

Confira a série desenvolvida por Paula Carriço

Periodicidade: 3 a 4 dias por semana, com intervalo de um a dois dias Alongamento leve e rápido de toda a musculatura. Trinta minutos de caminhada em velocidade moderada. Duas séries de abdominais, com 12 a 15 repetições. Alongamento com maior foco nos membros inferiores em função da caminhada.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições